O governo da Coreia do Sul ofereceu 2.500 kits de testagem do novo coronavírus ao Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU), no âmbito do combate à Covid-19 no país africano.

O embaixador da Coreia do Sul em Maputo, Yeo Sungjun, que procedeu à entrega do material, na segunda-feira, afirmou que o gesto do seu governo visa dotar Moçambique de uma maior capacidade de prevenção e combate à pandemia da Covid-19.

“O povo moçambicano deve ficar bem informado sobre a Covid-19 e não se deixar enganar por mitos”, disse Yeo Sungjun. A prevenção, através da observação de medidas de higiene e do uso de máscara, é importante na luta contra o novo coronavírus, acrescentou Yeo.

Ainda no âmbito do combate à Covid-19, a empresa de importação de medicamentos Enterprises Solutions ofereceu ao MISAU 20 mil máscaras cirúrgicas e dez mil litros de combustível para o parque automóvel envolvido na luta contra a doença.

“O nosso ato é mais uma prova de que esta luta é de todos e ninguém deve ficar de longe nesta grande batalha das nossas vidas”, disse à Lusa o diretor-geral da Enterprises Solutions, António Grispos. As máscaras cirúrgicas doadas ao MISAU pela Enterprises Solutions foram importadas da China.

Moçambique regista um total de 80 casos positivos de Covid-19, dos quais 72 de transmissão local e oito importados. Não há registo de vítimas mortais e 19 pessoas são dadas pelas autoridades como recuperadas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 250 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR