Em dois meses o novo coronavírus já matou 100 mil pessoas nos Estados Unidos, avança a CNN. É quase o dobro do número de americanos mortos na guerra do Vietname. As 100.047 mortes foram reportadas esta quarta-feira pela Universidade Johns Hopkins University e mesmo assim podem não retratar completamente a realidade, porque há mortes em casa ou fora do hospital cujas vítimas não foram testadas.

A primeira morte no país foi registada a 4 de fevereiro. Desde então os números confirmados por testes à Covid-19 foram aumentando até passarem os 100 mil. Números que não surpreendem o médico contactado pela CNN, Sanjay Gupta, que afirma que é só a constatação de projeções já feitas. “Mas quando acontece, não é menos doloroso, nem menos trágico”, diz. Uma em cada sete pessoas conhecerá alguém que morreu com a doença provocada pelo novo coronavírus, afirma.

Estas projeções tinha sido já avançadas a 15 de maio pelo diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano dizia que esse número seria atingido a 1 de junho. Robert Redfield disse então que esta previsão assentava em 12 modelos usados por diferentes instituições, incluindo a Universidade de Columbia o Instituto de Tecnologias de Massachusetts.

“Em 11 de maio, todos os [12 modelos] preveem um aumento nas mortes nas próximas semanas e um total acumulado superior a 100.000 até ao dia um de junho”, escreveu o responsável no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas projeções tiveram em conta as medidas adotadas pelo Governo para conter a propagação do vírus.