A câmara de Boadilla del Monte, perto de Madrid (Espanha), já está a controlar a velocidade dos ciclistas e a multar quem ultrapassa o limite de velocidade. Segundo o jornal El Español, as autoridades locais começaram a controlar os ciclistas que ultrapassam os 20km/h.
A polícia local recorreu ao Twitter, no mês passado, para avisar a população. “Quem te avisa não é traidor, estamos a fazer controlo de velocidade (radar)”, lê-se na publicação, alertando os ciclistas que não podem ultrapassar os 20 km/h e sublinhando a prioridade dos peões.
El que avisa no es traidor, estamos realizando controles de #velocidad (radar) ????????♂️????.
Respeta las normas ????????????
En el monte de #Boadilla las "bicis" no pueden superar los 20 km/h y los peatones tienen prioridad dentro del mismo.#Noesporlamulta pic.twitter.com/R5vaRbXrs2— Policia de Boadilla (@policiaboadilla) June 16, 2020
A medida surgiu em junho e ocorreu depois de várias queixas relativamente à velocidade que alguns ciclistas atingiam velocidades elevadas. As autoridades têm montado um radar móvel e sancionam quem não cumpre a velocidade nas ruas.
Porém, como conta o mesmo jornal, não é certo qual é o valor da sanção que está a ser praticada aos ciclistas que não cumprem as regras, mas sabe-se que pode “rondar os 10 euros”. El Espanol dá este valor dando como exemplo um caso de 2018, em Valência, quando ciclista que estava a a 59 km/h em Port de l’Orenet, cujo limite era 50, foi multado nesse valor, sem perda de pontos na carta.
Em contraponto, há ciclistas que criticam esta medida, principalmente em percursos não urbanos. “Chegar a 20km/h de bicicleta é muito fácil e as montanhas são extensas. Não vejo por que não posso andar um pouco mais rápido sem colocar os peões em risco, pois eles geralmente não chegam tão longe nas estradas”, disse Juan Carlos, um ciclista da comunidade de Madrid.
Não obstante, a polícia defende-se: “O ciclista seria penalizado por criar perigo para os pedestres, já que em Boadilla recebemos reclamações de alguns moradores sobre a alta velocidade das bicicletas no campo”, disse uma membros das autoridades ao jornal espanhol.
Esta decisão, que para já é aplicada apenas a nível local, pode ser alargada para território nacional devido à redução dentro de municípios da velocidade máxima de 50km/h para 30km/h, afetando mais, além dos condutores de automóveis, os ciclistas.