Robert Trump, irmão mais novo de Donald Trump, morreu neste sábado com 71 anos, no hospital. “Ele não era apenas o meu irmão. Era o meu melhor amigo”, disse o Presidente dos EUA em comunicado a confirmar a morte do irmão mais novo.

Não foi divulgada a causa da morte mas vários jornais norte-americanos já tinham indicado que Robert Trump estaria gravemente doente. O próprio Donald Trump já tinha confirmado à imprensa que o irmão estava a “atravessar um mau bocado” – em junho, segundo o New York Post, passou uma semana na unidade de cuidados intensivos do hospital Mount Sinai.

“Era um homem incrível, forte, gentil e leal até ao seu âmago”, escreveu Eric, filho de Donald Trump, no Twitter: “a sua memória vai continuar viva, no meu coração, para sempre”.

Robert, Elizabeth, Fred, Donald e Maryanne. Os cinco irmãos Trump.

Robert Trump trabalhou nos negócios imobiliários do irmão toda a vida, preferindo um estilo de vida mais recatado. Era o filho mais novo dos cinco filhos de Fred e Mary Anne Trump – o filho mais velho, Fred Jr., morreu em 1981. Segundo o livro escrito por uma sobrinha de Trump, na noite em que Fred Jr. morreu, de um ataque cardíaco associado a alcoolismo, Donald Trump foi ao cinema ver um filme. Robert Trump interpôs, sem êxito, uma ação em nome da família para impedir a publicação desse livro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Empresários de longa data, Robert e Trump tinham personalidades muito diferentes. Donald Trump descreveu uma vez o seu irmão mais novo como “mais sossegado e mais fácil”. Robert Trump começou a carreira em Wall Street, mas mais tarde juntou-se, como executivo, ao negócio da família para gerir a área imobiliária.

“Quando trabalhava na Organização Trump, era conhecido como o Trump simpático”, disse Gwenda Blair, uma biógrafa da família, à agência de notícias Associated Press (AP). “Robert era aquele que as pessoas chamavam quando surgia um problema”.

No livro “The Art of the Deal”, que publicou em 1987, o atual Presidente norte-americano escreveu sobre Robert: “penso que deve ser difícil ter-me como irmão, mas ele nunca disse nada sobre isso e somos muito próximos”. “Robert dá-se bem com quase todas as pessoas, o que é ótimo para mim, uma vez que por vezes tenho de ser o mau”, acrescentou Trump.