“Os portugueses não aceitam mais este tipo de promiscuidade entre os negócios do futebol e a política”. Isto é o que a candidata presidencial Ana Gomes teve a dizer sobre a ligação do primeiro-ministro António Costa à campanha de recandidatura à presidência do Benfica de Luís Filipe Vieira.

Este domingo, no seu espaço de comentário na SIC, Ana Gomes condenou a decisão de Costa de integrar a comissão de honra do ainda presidente dos encarnados. “Este é o mesmo primeiro-ministro que recentemente veio pedir reserva aos socialistas relativamente à sua participação nas eleições para a Presidência da República. Não quero crer que o primeiro-ministro ache que as eleições do Benfica são mais importantes que as eleições para a Presidência da República”, referiu a candidata filiada no Partido Socialista.

Ana Gomes defendeu ainda esperar que esta decisão “tenha consequências tiradas pelo próprio primeiro-ministro”, e que António Costa devia assumir que se precipitou e pedir para retirar o seu nome da comissão de honra de Luís Filipe Vieira. A candidata presidencial desvalorizou ainda o argumento de que este assunto se prende apenas com a esfera pessoal de António Costa – “Tenho muita pena mas isto diz respeito ao primeiro-ministro”, sublinhou.

“O primeiro-ministro escolheu entrar na comissão de honra de um indivíduo em particular que é altamente questionável: foi condenado em 1993 pelo roubo de um camião, arguido na Operação Lex por corrupção de um juiz, está envolvido na operação Mala Ciao, E-Toupeira, etc, e tem um historial de dívidas à banca estranhamente perdoadas”, referiu Ana Gomes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR