A Comissão de Debates Presidenciais anunciou esta quinta-feira que o debate, marcado para a próxima quinta-feira, seria feito por videoconferência, com os dois candidatos em locais diferentes. Mas rapidamente Donald Trump, que foi recentemente tratado para a Covid-19, fez saber que nessas condições não está interessado em participar. “É ridículo”, considera o Presidente dos EUA, que se recandidata ao lugar.

Citada pela imprensa norte-americana, a comissão indicara que esta era uma decisão tomada “com o objetivo de proteger a saúde e segurança de todos os envolvidos”. Mas, poucos minutos depois, em declarações à Fox News, Trump descartou a hipótese: “Eu não vou ter um debate virtual. Não vou desperdiçar o meu tempo com um debate virtual”.

“Não é aceitável. Eles estão a proteger Biden”, afirmou Trump, referindo-se à comissão que é responsável por organizar os debates. E não é só essa comissão que está a “proteger Biden”, aos olhos de Trump: “Toda a gente” está a tentar beneficiar o candidato democrata, diz o Presidente dos EUA, sem especificar a quem se referia.

Um debate não pode ser isto [num modelo remoto]. Isto é sentar-se à frente de um computador e debater, é ridículo”, diz Trump.

Em contraste, a campanha de Joe Biden concordou com o formato escolhido pela comissão de debates.

Trump concorda adiar debate, mas Biden rejeita

O diretor de campanha de Donald Trump revelou esta quinta-feira que o atual presidente norte-americano está disponível para adiar o segundo debate presidencial para o dia 22 de outubro, sendo que o terceiro debate ocorreria a 29 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O povo americano não merece não ter a chance de ver os dois candidatos cara a cara […]  Concordamos que o [segundo] debate deve ocorrer a 22 outubro […] e que […] o terceiro debate deve ser mudado para dia 29 de outubro.”, disse em comunicado Bill Stepien.

Alegadamente, de acordo com a campanha de Trump, a ideia tinha partido de uma sugestão de Biden, mas porta-voz da campanha democrata recusa a ideia.

Donald Trump não faz o calendário de debates; é a Comissão de Debates que o faz. Nós aceitámos as três datas — 29 de setembro, 15 de outubro e 22 de outubro — em junho. […] O comportamento errático de Trump não lhe permite refazer o calendário e escolher novas datas de acordo com a sua vontade”, anunciou Kate Bedingfield.

A porta-voz da campanha democrata anunciou ainda que Joe Biden está disponível para ir ao terceiro e último debate presidencial — marcado para 22 de outubro.

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para 3 de novembro.