A ministra da Saúde, Marta Temido, enalteceu, esta sexta-feira, o trabalho do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) no combate à pandemia de Covid-19 ao longo dos últimos nove meses em Portugal.

No discurso de encerramento do dia comemorativo desta instituição, a governante anunciou logo no início do discurso que se sentia emocionada e, durante a comunicação, não conseguiu disfarçar a voz embargada nem conter as lágrimas.

A audiência aplaudiu Marta Temido enquanto esta se recompunha e retomava a palavra. Momentos depois foi-lhe oferecida água e um pacote de lenços. A ministra continuou, ainda visivelmente emocionada, mas não voltou a perder a voz.

[Vídeo da conferência no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Declarações da ministra da Saúde a partir das 3h08.]

“O Insa está presente, fiável, competente, respeitado a qualquer hora. Sempre”, afirmou Marta Temido, sublinhando: “Diariamente, nos nossos emails e grupos de WhatsApp; quinzenalmente, nas nossas reuniões técnicas com partidos; tantas vezes nos nossos meios de comunicação social, nas nossas casas e junto do nosso grande público, através de estudos, projetos, parcerias, colaborações, investigação e metodologias diversas que têm contribuído em muito para a resposta a esta pandemia no nosso país”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A titular da pasta da Saúde vincou o papel “nuclear” do Insa na “coordenação da rede laboratorial de diagnóstico da Covid-19”, através da qual “foram criados sistemas de suporte de registo de informação, avaliação da capacidade de realização de testes e uma reserva estratégica de material e reagentes para o diagnóstico laboratorial” da infeção provocada pelo novo coronavírus.

Sem deixar de considerar a pandemia de Covid-19 “o desafio das nossas vidas” e cuja resposta “obrigou a sacrifícios sem precedentes”, Marta Temido reiterou a gratidão do Ministério da Saúde ao Insa pela “solidariedade” e pelo “combate à desinformação” e destacou a instituição como “uma joia da coroa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do sistema científico” português.

A ministra da Saúde agradeceu várias vezes ter sido convidada para a cerimónia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge — INSA

Por outro lado, a ministra não ignorou o alerta do presidente do conselho diretivo do Insa, Fernando de Almeida — que, minutos antes, avisara para o “desafio da renovação, reforma e reposicionamento na sociedade portuguesa” e defendera ser “essencial” uma nova orgânica -, assegurando que o Ministério da Saúde não vai deixar de promover o seu desenvolvimento.

“Está em curso o roteiro para a reforma do Insa e que é o grande desafio que espera por nós lá fora. Queremos e esperamos um Insa ainda mais competitivo e que mantenha o nível de qualidade a que habituou o Ministério da Saúde e o país. Estou certa de que o futuro vai reservar promissoras oportunidades de sucesso”, vaticinou.

Portugal contabiliza pelo menos 5.373 mortos associados à Covid-19 em 340.287 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).