Esta segunda-feira, a comissária europeia da Saúde deu conta de “uma reunião muito importante e positiva” com a ministra Marta Temido, com quem tenciona trabalhar em estreita colaboração nos “difíceis meses” que se avizinham, para superar a pandemia da Covid-19.

No final de uma videoconferência entre Bruxelas e Lisboa, a comissária Stella Kyriakides recorreu à sua conta oficial na rede social Twitter para dar conta da reunião com a ministra portuguesa da Saúde, indicando que ambas abordaram “a situação atual da Covid-19 e as prioridades” partilhadas.

Estou ansiosa por trabalhar em conjunto com a presidência portuguesa da UE no sentido de proporcionarmos a todos os cidadãos uma saída para a crise nos meses difíceis que se avizinham”, escreveu a comissária europeia.

Portugal exerce desde o passado dia 01 de janeiro a presidência semestral rotativa do Conselho da União Europeia (UE), cabendo à ministra Marta Temido presidir aos Conselhos de ministros da Saúde dos 27 ao longo dos próximos meses, que continuarão a ser dominados pelo combate à pandemia da Covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.