Portugal é o país que, até esta quarta-feira, estava a identificar mais casos de Covid-19 no mundo por milhão de habitantes, se levarmos em consideração a média diária dos últimos sete dias. E era o segundo em termos de novas mortes — a seguir ao Reino Unido.
O portal Our World in Data, que mostra em tempo real os números da pandemia reportados pelos diferentes países, permite perceber que, na média dos últimos sete dias, Portugal teve 1.043 casos por milhão de habitantes — mais do que Israel (920), Andorra (905), Espanha (721) e República Checa (714).
Se, por outro lado, tivermos em conta apenas os dados reportados na quarta-feira, Portugal está em segundo lugar, atrás de Andorra.
No que diz respeito a mortes, Portugal teve, na média dos últimos sete dias, 17 mortes por milhão de habitantes, sendo ultrapassado apenas pelo Reino Unido (18). A seguir a Portugal estão República Checa e Eslováquia (ambos com 15) e Suécia (13).
Neste caso, também nos dados apenas de quarta-feira, Portugal está em segundo lugar.
Já se tivermos em conta toda a pandemia, desde que foi descoberta a primeira infeção, Portugal ocupa a 16.ª posição, num total de 57.038 casos por milhão de habitantes. A lista, dominada por Andorra (120 mil), Montenegro (90 mil) e outros pequenos estados, tem ainda em 6.º lugar os Estados Unidos (70 mil).
A República Checa, na terceira posição (com perto de 85 mil casos por milhão de habitantes), é o país com mais casos identificados até ao momento na União Europeia. Neste ranking europeu, Portugal vai ocupando a 6.ª posição, a seguir a Luxemburgo, Eslovénia, Lituânia e Bélgica.
Em termos de mortes, Portugal ocupa a 27.ª posição, com 928 mortes por milhão de habitantes, num ranking liderado por San Marino (1.915) e Bélgica (1.775). Seguem-se Eslovénia, Itália (1.384), República Checa, Bósnia e Reino Unido (1.376). Os EUA surgem em 11º lugar (1.227 mortes por milhão de habitantes).