O FC Porto tem dois novos casos de Covid-19: Romário Baró e Nanu testaram positivo na ronda de testes realizada esta quarta-feira e juntam-se assim a Luis Díaz, Evanilson, Sérgio Oliveira e Otávio no lote de infetados dos dragões. Sérgio Conceição e Uribe, que apresentaram sintomas gripais e foram colocados em isolamento domiciliário de forma preventiva, testaram negativo.

Sporting, Benfica e FC Porto já tiveram (ou têm) 36 jogadores infetados. Mais de metade foram nos últimos 27 dias

De acordo com o jornal O Jogo, o treinador do FC Porto, Romário Baró e Uribe apresentaram sintomas gripais mas ainda se apresentaram no Olival esta quarta-feira. Aí, foram testados — assim como, aliás, todo o restante plantel, equipa técnica e staff — e seguiram de imediato para casa, enquanto que o resto do grupo treinou normalmente pela primeira vez depois da eliminação da Taça da Liga frente ao Sporting.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os resultados dos testes foram então conhecidos já esta quinta-feira, dia de folga para o plantel dos dragões. O FC Porto tem assim seis jogadores infetados — Luis Díaz, Evanilson, Sérgio Oliveira, Nanu, Romário Baró e Otávio –, sendo que este último foi o primeiro a testar positivo e deve regressar já no próximo jogo, na segunda-feira, contra o Farense. Antes da partida com os algarvios, os dragões serão novamente submetidos a uma ronda de testes, a habitual antes de qualquer encontro, existindo o receio de que possam ainda aparecer novos casos.

Três em Alvalade, mais três no Dragão: Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e falham clássico da Taça da Liga

Este receio é justificado pelos exemplos práticos que aparecem, desde logo, de Sporting e Benfica. Nos leões, Luís Neto testou positivo na passada quarta-feira (dia 13) — quando surgiram também os falsos positivos de Sporar e Nuno Mendes — e Bruno Tabata soube que estava infetado entre domingo à noite e segunda-feira (dias 17 e 18), tendo testado negativo nos dias anteriores. Nos encarnados, os primeiros casos do surto atual surgiram na passada quinta-feira (dia 14), sendo que Otamendi e Nuno Tavares só testaram positivo nos testes realizados durante a tarde de terça-feira (dia 19). Ou seja, os períodos de incubação separam temporalmente os casos entre si: o que significa que as próximas rondas de testes no FC Porto podem ter como resultado mais casos positivos.

(artigo atualizado às 13h30 com a informação de que Romário Baró e Nanu testaram positivo para a Covid-19)