Marisa Matias obteve melhores resultados nas eleições presidenciais em concelhos com maior densidade populacional do que a média nacional, segundo o portal de dados estatísticos EyeData.

Neste portal, os resultados eleitorais de cada partido são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos em que cada candidato obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio, sendo possível cruzar esses dados com um vasto conjunto de variáveis económicas e sociais.

Segundo o EyeData, Marisa Matias obteve melhores resultados em concelhos com maior densidade populacional e em que o saldo populacional natural (relação entre novos nascimentos e mortes) é menos negativo, algo que também já aconteceu nas presidenciais de 2016, em que também participou.

Em relação à pandemia, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda esteve melhor em concelhos com menos casos registados (dados referentes à taxa de incidência por 100 mil habitantes, em que são contabilizados os últimos 14 dias, atualizados até 18 de janeiro).

No caso de Marisa Matias, é ainda possível verificar o seguinte:

  • A candidata esteve mais forte em concelhos onde a CDU (7,94% contra 6,46% do resultado nacional), o Bloco de Esquerda (11,32% contra 9,67%) e o PAN (3,8% contra 3,28%) obtiveram melhores resultados nas legislativas de 2019, em comparação com a média nacional.
  • Marisa Matias também obteve melhores resultados nos concelhos onde registou bons resultados nas eleições de 2016. Porém, a candidata perdeu votos em todos os concelhos, em comparação com as presidenciais anteriores.
  • A área ardida é menor e há menos população em localidades com menos de dois mil habitantes nos concelhos do tercil em que obteve melhores resultados.
  • Estes concelhos têm menos centros de saúde por 100 mil habitantes, com 12,04 contra 15,31 da média nacional, e há 3,53% de beneficiários de Rendimento Social de Inserção, um valor superior à média do país, de 3,03%. Há também mais espetadores de cinema por mil habitantes.
  • Já no tercil em que obteve piores resultados, são concelhos com uma média de crimes por 10 mil habitantes 18% inferior à nacional.
  • Nos concelhos onde Marisa esteve mais forte, há menos trabalhadores da administração pública local por mil habitantes e há 5,22% de desempregados inscritos no Centro de Emprego, mais do que os 4,91% da média do país.
  • Já nos concelhos onde registou piores resultados, a produtividade das empresas é mais baixa.
  • O consumo de energia elétrica por habitante nos municípios onde Marisa Matias registou melhores resultados é superior à média do país, assim como a despesa municipal em ambiente (9,06% contra 8,33%).
  • Os concelhos onde Marisa Matias obteve melhores resultados caracterizam-se por terem menos escolas de ensino básico, pré-escolar e ensino secundário por 10 mil habitantes do que a média nacional e uma maior taxa de retenção no ensino básico (4,3% contra 3,8%). Por outro lado, os concelhos onde registou piores resultados são aqueles que também têm uma população menos escolarizada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR