As autoridades de Macau anunciaram esta segunda-feira que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 deverão chegar ao território ainda esta semana.

Durante a conferência de imprensa sobre a situação epidémica no território, foi detalhado que 100.000 doses da vacina da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm poderão começar a ser administradas ainda na primeira quinzena de fevereiro, altura em que se celebra o Ano Novo chinês.

Nesta primeira fase serão vacinadas as pessoas consideradas prioritárias ou de alto risco, como profissionais de saúde, agentes da polícia, bombeiros, profissionais da aviação e transportes públicos e também trabalhadores do setor da alimentação, além de pessoas que tenham de viajar para zonas endémicas.

Estes grupos de pessoas podem receber a vacina voluntariamente.

Ainda na mesma ocasião, as autoridades do território que contabilizou apenas 47 casos, sem registar qualquer morte ou surto local, revelaram ainda que mais 100.000 doses da BioNtech/Pfizer poderão chegar ainda este mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estamos neste momento a negociar com os fornecedores para chegar mais rápido possível”, afirmaram.

No total, até ao terceiro trimestre, Macau vai receber 400 mil doses de cada uma de três vacinas encomendadas à farmacêutica chinesa Sinopharm, ao laboratório britânico AstraZeneca e à BioNtech/Pfizer.

A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 2.219.793 pessoas e mais de 102,5 milhões foram infetados com o novo coronavírus, segundo um balanço feito pela agência francesa France Presse.