Portugal vai produzir o primeiro ventilador certificado para ser utilizado em cuidados intensivos, anunciou esta segunda-feira a Ordem dos Médicos (OM). O equipamento, batizado como SYSVENT OM1, foi desenvolvido pela OM em parceria com a SYSADVANCE.

Em comunicado, divulgado esta segunda-feira, a OM adianta que as primeiras unidades produzidas destinam-se a Portugal e à República Checa. Mas a lista pode não ficar por aqui uma vez que, desde que o seu desenvolvimento foi anunciado, em março do ano passado, outros países já manifestaram interesse neste produto, acrescenta a nota.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, considera que este ventilador é “um motivo de grande satisfação”, pois “um equipamento fiável é determinante para o sucesso do tratamento dos doentes”, cita o comunicado. Já José Vale Machado, presidente do Conselho de Administração da Sysadvance espera que o SYSVENT OM1 “contribua para salvar vidas em Portugal e noutros países”, refere a mesma nota.

O desenvolvimento deste dispositivo resultou do esforço conjunto entre uma equipa de engenheiros da SYSADVANCE e um grupo de médicos especialistas em cuidados intensivos, indicados pela OM, com o apoio de laboratórios acreditados em três países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR