A RBA Portugal anunciou, esta sexta-feira, que vai descontinuar a licença das revistas Elle e Elle Decoration, bem como do site elle.pt, devido “às profundas transformações no mercado de revistas femininas” aceleradas pela pandemia. A edição dupla de março/abril, o número 388 da publicação em Portugal, que chega às bancas já no próximo sábado, é o último. Esta decisão vai afetar “sete pessoas”, segundo indicou à Lusa uma fonte ligada ao processo.

Publicada pela primeira vez em outubro de 1988, a Elle Portugal permaneceu ligada ao mundo da moda e da beleza, mas também acompanhou questões como os “direitos cívicos”, “maternidade, sustentabilidade e inclusividade”, como se lê no mesmo comunicado.

A capa da primeira edição da Elle Portugal

“Durante estas três décadas, fomos mais do que uma simples revista de moda. Fomos a primeira revista de moda internacional a ser lançada em Portugal após o 25 de abril”, lê-se na mensagem partilhada na tarde desta sexta-feira, na conta de Instagram da revista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trata-se de “um percurso do qual muito nos orgulhamos mas que agora chega ao fim devido às profundas transformações no mercado das revistas femininas, aceleradas pela pandemia da Covid-19”, explicou à Lusa a editora, que agradeceu ainda a todos os que, desde 1988, fizeram da Elle Portugal “um meio de referência no seu segmento — a equipa, os anunciantes e os leitores”.

Na capa do primeiro número, marcado a 200 escudos, a “Elle Portuguesa” anunciava o tema “Moda 88/89: o futuro no retrovisor” e ainda uma entrevista a Miguel Sousa Tavares. No total, foram publicadas 388 edições. Ano após ano, as capas da Elle foram uma montra dos rostos do momento. Durante os anos 90, nomes como Claudia Schiffer, Cindy Crawford e Linda Evangelista protagonizaram várias edições. Mais tarde, novas caras como Gisele Bündchen e Adriana Lima chamaram as atenções. Na última década, foram as celebridades do mundo do showbiz a invadir a primeira página do título francês criado em 1945.

Na fotogaleria, veja algumas das capas antigas da Elle Portugal.