Desde março de 2020, muitos portugueses viram a sua vida pessoal e profissional completamente transformada. Com a pandemia da Covid-19, o teletrabalho tornou-se uma realidade. “Finalmente”, para alguns; uma grande dor de cabeça, para outros. Estando mais ou menos preparados, é habitual sentirmos o choque da sobreposição entre a esfera profissional e a pessoal. Mas será que estamos a fazer tudo bem?

Rotinas para começar o dia

Replicar as rotinas habituais no exterior é a chave para preparar o seu corpo para o trabalho em casa. Se costumava ir ao ginásio, é hora de investir nuns bons ténis de corrida ou numa subscrição de fitness online. Se por outro lado o seu segredo era o café antes de entrar no escritório, uma máquina de café é o indicado. Não se trata apenas de cumprir horários, mas de continuarmos a dar os mesmos estímulos a que o nosso corpo está habituado. Por mais tentador que seja responder aos primeiros emails ainda de pijama…

O espaço de trabalho

“Estou em casa — e agora, onde trabalho?” Antes de apresentarmos as opções, vamos estabelecer os pontos estruturais a ter em consideração. O espaço de trabalho deve ser sempre o mesmo. Relembre-se: rotinas. Deve evitar intercalar entre o quarto, o sofá ou a mesa da cozinha. Escolha um espaço designado como “espaço de trabalho”. Os aspetos a ter em conta na escolha são simples: iluminação natural é o ideal. Perto de uma janela parece ser o indicado, ainda assim tenha em conta a exposição solar. Se entrar muita luz, mas ao mesmo tempo está a impedir que veja bem o seu ecrã em parte do dia, não é o sítio ideal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tão importante como a iluminação é a privacidade. Se não vive sozinho, o barulho será inevitável. Contudo, deve escolher um espaço onde, caso seja preciso, se possa isolar. Vai ter uma reunião no Zoom durante duas horas e impedir o acesso à cozinha das restantes pessoas? Talvez não seja o local indicado.

As três possibilidades para espaço de trabalho

Aqui há três alternativas. Em todas elas, um Crédito Mobiliário e Decoração, como o do Banco Credibom, permite usufruir do conforto da sua casa sem preocupações.

A primeira é o escritório definitivo, se já tinha um quarto inutilizado ou talvez um escritório que nunca chegou a servir para isso. Assumindo que já tem uma secretária e uma cadeira, foque-se no conforto do espaço. O espaço de trabalho deve ser acolhedor. Pintar as paredes de outra cor, novos quadros ou até uma coluna bluetooth para música ambiente? Não veja o seu escritório atual como temporário, construa o espaço onde gostaria mesmo de trabalhar.

A segunda opção é o escritório temporário, como por exemplo um hall de entrada mais espaçoso ou um canto do seu quarto. Neste cenário, tem de se focar no presente e no futuro. Uma secretária não tem necessariamente de ter gavetas. Porque não uma mesa que agora funciona como secretária e mais tarde como mesa de apoio no hall? Ou uma rebatível no quarto, que mais tarde possa servir apenas como armário?

Por fim, o último espaço de trabalho: o móvel, isto é, normalmente a mesa da sala ou da cozinha. Invariavelmente nem todas as casas têm espaço suficiente para o nosso escritório, e esta poderá ter de ser a solução. Neste caso, o segredo é arrumação. No final de cada dia de trabalho, deve arrumar todos os materiais relativos ao mesmo. Signifique isto apenas uns módulos de caixas ou uma nova estante. É importante arrumar o seu espaço de trabalho para o seu cérebro desligar também o “modo trabalho”.

Os essenciais — onde temos mesmo de investir

Em todos os cenários apresentados em cima, há coisas das quais não conseguimos fugir. São comuns a um ambiente produtivo. A iluminação é um deles. Por melhor que seja a luz natural, será quase inevitável o recurso a iluminação artificial. Um candeeiro de pé e um candeeiro localizado de secretária é o recomendado.

Com a mesma importância, a climatização. Um aquecedor, uma ventoinha ou até um ar condicionado — este último é o mais eficiente energeticamente. A temperatura corporal é um dos fatores que influencia mais a nossa concentração e não pode ser posta de lado.

Para terminar, talvez a mais importante: uma boa cadeira de trabalho. Não se preocupe apenas se a cadeira fica bem com a sua decoração. Todas as cadeiras de escritório são fabricadas tendo em conta o número de horas que vão ser utilizadas — umas duas horas, outras quatro, outras oito. Tenha isso em consideração. Se o seu espaço de trabalho é temporário, pense que, mais tarde, pode sempre vender a cadeira em segunda mão online. Recuperará a maior parte do investimento… e a sua postura agradece.

Plano de ação: por onde começar

E agora, por onde começar? Depois de ler isto, é altura de analisar a sua casa. Primeiro, luz natural e privacidade. Depois, o tipo de espaço de trabalho: definitivo, temporário ou móvel? Agora, é só identificar o que precisa: tinta, decoração e, principalmente, os três mais importantes — iluminação artificial, climatização e uma cadeira de escritório. O Banco Credibom criou o Crédito Mobiliário e Decoração para este efeito. Para evitar demoras, não precisa de apresentar orçamento. Basta dizer quanto precisa para remodelar o seu espaço de trabalho — até um limite de 30.000€.

Saiba mais em
Coragem para Sonhar