A Alemanha e a França vão suspender o uso da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 devido aos relatos de formação de coágulos em pessoas que foram vacinadas, noticiou a agência Associated Press, esta segunda-feira à tarde. A Itália, que na semana passada tinha interrompido o uso do lote suspeito, agora suspende a vacinação com a AstraZeneca em todo o país, noticiou a Reuters. A Espanha seguiu a mesma decisão depois de reportar um caso de trombose numa pessoa que recebeu o fármaco. Também Portugal, a Eslovénia e Chipre suspenderam a vacina. Já a Suécia e a Venezuela anunciaram a decisão esta terça-feira.

O aconselhamento de suspensão na Alemanha foi feito pelo regulador das vacinas, o Instituto Paul Ehrlich, que pede mais investigação sobre o assunto, e posteriormente comunicado pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, que disse tratar-se de uma medida de precaução.

Também por precaução, disse Emmanuel Macron, as autoridades francesas decidiram suspender o uso da vacina da AstraZeneca até terça-feira à tarde, enquanto aguarda as orientações da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Ainda esta segunda-feira de manhã, o porta-voz do Ministério da Saúde alemão tinha dito à Reuters que a Alemanha iria continuar a administrar a vacina da AstraZeneca de acordo com as orientações da Agência do Medicamento Europeia (EMA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também esta segunda-feira, Markus Soeder, líder da União Social Cristã da Baviera (CSU) tinha instado o governo alemão a clarificar se a vacina da AstraZeneca se era boa ou não, se era eficaz e podia funcionar, conforme noticiou a Reuters.

Em Espanha, segundo o El Mundo, a decisão de suspender a vacina durante 15 dias foi comunicada pela ministra da Saúde, Carolina Darias, aos representantes das comunidades autónomas numa reunião do Conselho Interterritorial de Saúde. A suspensão acontece depois de ter sido reportado, no fim de semana, um caso de uma trombose venosa cerebral numa pessoa vacinada com o fármaco. Segundo a diretora da Agência Espanhola do Medicamento, María Jesus Lamas,o doente em causa está já recuperado.

Numa conferência de imprensa conjunta, a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias adiantou, por sua vez, que a decisão de Espanha suspender a vacina da AstraZeneca é temporária e segue “o princípio da prudência” até que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) determine se os problemas detetados, tanto em Espanha como noutros países europeus e que levaram à suspensão da vacina, estão relacionados com o fármaco.

Na Eslovénia, a suspensão também foi decidida “por precaução”. “Tomei a decisão de suspender temporariamente” a vacina “para assegurar o mais alto nível de segurança possível aos concidadãos”, indicou o ministro da Saúde esloveno, Janez Poklukar, numa conferência de imprensa. “Não existe uma razão médica que justifique esta interrupção, mas é uma medida preventiva numa altura em que se aguarda um parecer” da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), acrescentou.

A mesma decisão foi seguida por Chipre, até 18 de março, data em que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deverá voltar a pronunciar-se sobre o fármaco. O país não registou nenhum caso de reação adversa como outros países europeus. O programa de vacinação vai continuar com as vacinas da Pfizer/BioNtech e da Moderna.

Itália alarga suspensão a todos os lotes da AstraZeneca

A Itália suspendeu, esta terça-feira, o uso da vacina da AstraZeneca, alegando as mesmas razões de “precaução” da Alemanha e França, depois dos relatos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas que tinham sido vacinadas.

A decisão foi tomada depois de a Agência Italiana de Medicamentos (AIFA) ter recomendado a suspensão do uso de doses de um lote específico dessa vacina (ABV2856), na semana passada, após a morte de um militar e de um polícia na Sicília — dois casos que a justiça está a investigar —, noticia a Lusa. O mesmo lote estava a ser associado a outros casos na Europa.

No domingo, as autoridades de Biella, no Piedmonte, disseram estar a investigar também a morte de uma professora de música, de 57 anos, que foi vacinada com uma dose da AstraZeneca no dia anterior.

Os casos no país e na Europea levaram a AIFA a recomendar que as medidas de suspensão sejam estendidas a todos os lotes da vacina da AstraZeneca, até que sejam clarificados os potenciais riscos deste fármaco.

20 países europeus já suspenderam a toma da vacina

Na Europa são, pelo menos, 19 os países que suspenderam o uso da vacina (ou dos lotes potencialmente associados à formação dos coágulos): Alemanha, Áustria, Bulgária, Chipre, Dinamarca, França, Espanha, Estónia, Eslovénia Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Roménia e Suécia. O lote suspenso na Dinamarca, foi entregue em mais 16 países europeus.

Vacina da AstraZeneca suspensa em, pelo menos, nove países europeus

Países como o Reino Unido e Polónia — e, anteriormente, também Alemanha, França, Espanha e Suécia —, defendem a continuação da administração da vacina da AstraZeneca. Uma recomendação em linha com a da EMA, que não encontrou relação entre a vacina e os coágulos, mas que se comprometeu a analisar a qualidade do lote. A Organização Mundial de Saúde também diz não ter encontrado motivos para suspender o uso da vacina.

Universidade de Oxford garante que vacina da AstraZeneca é segura

A Universidade de Oxford e a farmcêutica AstraZeneca continuam a garantir que a vacina é segura e que não é responsável pela formação dos coágulos sanguíneos.

Há “evidências muito tranquilizadoras de que não há aumento no fenómeno do coágulo sanguíneo aqui no Reino Unido, onde a maioria das doses na Europa foram administradas até agora”, disse hoje à BBC Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, que desenvolveu a vacina com a AstraZeneca.