A agência europeia do medicamento (EMA) pode aprovar vacina russa na segunda quinzena de maio, revelou uma fonte em Berlim à Sputnik, um órgão de comunicação do estado russo.

“Se tudo estiver preparado, a aprovação por parte da EMA pode chegar daqui a dois meses”, disse esta fonte que não foi identificada.

A vacina Sputnik V está sob avaliação da Agência Europeia do Medicamento desde 4 de março.

Vacina Sputnik V “funciona bem” contra as novas variantes, dizem cientistas russos

Alemanha pode comprar vacina russa à margem do acordo europeu

O governo alemão admite comprar vacina russa Sputnik V à margem do acordo europeu, confirmou Jens Spahn, o ministro da saúde da Alemanha, adiantando que as autoridades do país já estão em contacto direto com a Rússia para obter mais dados sobre a vacina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Consigo perfeitamente imaginar que possamos fechar contratos – e fechá-los rapidamente”, indicou Jens Spahn, em conferência de imprensa citada pela Reuters. E disse mais: “na verdade, sou muito favorável a que possamos fazer alguma coisa a nível nacional, se a União Europeia não fizer nada“.

A Alemanha surgiu nas últimas semanas como uma das principais defensoras da vacina russa, com Angela Merkel a dizer em fevereiro que “todas as vacinas são bem-vindas”.