Dois homens foram multados pela GNR por estarem a consumir produtos alimentares, mais propriamente gomas e café, junto a uma máquina de venda automática, na Lousã. Em causa estão as medidas restritivas de confinamento que obrigam ao recolher obrigatório e que proíbem o “consumo de refeições ou produtos à porta do estabelecimento ou nas suas imediações”, mas um dos homens já avisou que vai recorrer da multa.

De acordo com o auto a que o Observador teve acesso, entregue a um dos dos cidadãos — João Loureiro, um homem de 25 anos, como entretanto foi noticiado –, a multa pode ir dos 200 aos mil euros. No mesmo documento, as autoridades explicam que a infração foi detetada “no decorrer do serviço de patrulha”, quando os militares, ao passarem junto de “uma máquina de venda ‘Grab and Go'” verificaram “que o suspeito se encontrava a consumir produtos (gomas) à porta do estabelecimento de vending'”.

Perante as normas em vigor, João Loureiro e o amigo foram autuados no local, às 18h40 do dia 4 de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Observador, a GNR confirmou que a imagem “corresponde a um dos autos de contraordenação que foi levantado”. E não foi o único: também o amigo de João Loureiro, que conforme escreveu no fim de semana o Jornal de Notícias se encontrava ao seu lado a beber café, foi multado.

“No dia 4 de fevereiro de 2021, os militares do Posto Territorial da Lousã detetaram dois cidadãos a consumirem produtos à porta de um estabelecimento comercial, o que consubstanciou infração ao disposto no Decreto n.º 3-B/2021, de 19 de janeiro, da Presidência do Conselho de Ministros, à data em vigor”, explica a resposta enviada pela GNR, por escrito.

O caso já teve, entretanto, mais desenvolvimentos. Conforme adiantava a peça do Jornal de Notícias, João Loureiro garante que se encontrava “há três minutos” naquele espaço e que não sabia que não podia consumir produtos à porta da máquina de venda automática, onde se teria dirigido para “evitar a confusão do supermercado”. Loureiro está agora a avaliar em que moldes pode recorrer da contraordenação.

Artigo atualizado às 13h48 do dia 29 de março com mais informações sobre o caso.