Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública e epidemiologista, vai ser diretor de campanha de Carlos Moedas. O anúncio foi feito esta tarde, numa ação de campanha junto da Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa.

No dia em que Carlos Moedas apresentou o seu primeiro outdoor (“Lisboa pode ser muito mais do que imaginas“), Ricardo Mexia disse ao que vinha. “Vamos tentar chegar às pessoas e apresentar uma verdadeira alternativa. Queremos mudar esta liderança socialista que está em franco declínio”, afirmou o epidemologista, que tem sido um dos protagonistas na área da Saúde neste ano de combate pandémico.

Aos jornalistas, Carlos Moedas justificou a escolha como parte da estratégia de chamar para a corrida autárquicas mais independentes e figuras que, estando ligadas à política, tem um percurso profissional para lá da política.

Sobre o seu diretor de campanha, Carlos Moedas elogiou a “credibilidade profissional extraordinária” de Ricardo Mexia e disse ter uma “enorme honra” por poder contar com alguém que vem de “outro mundo” e dá agora uma “parte da sua vida para conseguir mudar as coisas em Lisboa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a nota enviada às redações, Ricardo Mexia é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, concluiu o Mestrado em Saúde Pública (2013) na Escola Nacional de Saúde Pública e é graduado do EPIET-European Program for Intervention Epidemiology Training do ECDC, tendo estado no Folkehelseinstittutet (Noruega 2009/11).

É também pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde, na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Católica Portuguesa (2008) e Auditor de Defesa Nacional desde 2019.

Ocupa, desde 2016, o cargo de Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, exercendo ainda as funções de Vice-Presidente da Secção de Controlo de Doença Transmissível da Federação Europeia de Saúde Pública (desde 2019).

É membro suplente da Assembleia de Freguesia do Lumiar (2017-2021), membro do Secretariado Executivo dos TSD e Coordenador do Conselho Estraégico Nacional (CEN) do PSD na área da Saúde.

Integra atualmente o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e trabalha principalmente na área das doenças transmissíveis e da vigilância epidemiológica, onde é formador de diversos cursos.

Assistente Convidado no Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (desde 2014) e no Curso de Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências Biomédicas, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve (desde 2015), é ainda docente convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (desde 2021). Tem ainda diversas actividades lectivas com outras instituições de Ensino Superior (Universidade Católica Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho, ISCIA, entre outras).