789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dia com mais mortes desde 14 de abril – seis óbitos causados pela Covid-19

Este artigo tem mais de 2 anos

Morreram seis pessoas com Covid-19 nas 24h até à meia-noite de domingo, o dia com mais óbitos em quase duas semanas, segundo a DGS. Número de internados subiu pela primeira vez em seis dias.

Portugal Impacted By Coronavirus
i

Morreram seis pessoas com Covid-19 nas 24h até à meia-noite de domingo

Corbis via Getty Images

Morreram seis pessoas com Covid-19 nas 24h até à meia-noite de domingo

Corbis via Getty Images

Morreram em Portugal seis pessoas com Covid-19, nas 24h até à meia-noite deste domingo – o dia com mais óbitos desde 14 de abril, segundo a DGS. Este é um dos destaque do boletim diário divulgado este domingo, um relatório que acrescenta que o número de internados subiu pela primeira vez em seis dias, embora se mantenha perto dos níveis mais baixos desde setembro.

Segundo o relatório de situação da Direção-Geral de Saúde (DGS), foram detetados em Portugal mais 478 casos de Covid-19 nestas 24 horas, uma contagem diária que desceu em relação aos 567 novos casos da véspera. Até agora, as autoridades de saúde confirmaram 834.442 infeções pelo novo coronavírus no país.

A semana termina com uma média diária de cerca de 492 infeções/dia, o que compara com as 501 da semana anterior e as 594 da semana antes dessa.

No norte do país houve 172 infeções detetadas e, por outro lado, descobriram-se 134 casos em Lisboa e Vale do Tejo. Estas são, de longe, as duas zonas do país onde, até ao momento, se detetaram mais infeções: 335.149 no norte e 315.758 na região de Lisboa e concelhos próximos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nestas 24 horas, houve, também, 51 novos casos no Alentejo, 42 no Centro e 30 no Algarve. Na Madeira detetaram-se 35 infeções e nos Açores 14.

As seis vítimas mortais reportadas este domingo pela DGS tinham, todas, mais de 70 anos. E, por outro lado, todas essas pessoas eram mulheres.

De acordo com a DGS, morreram duas pessoas com idade entre 70 e 79 anos e mais quatro com mais de 80 anos. Dois dos óbitos registaram-se no norte do país, dois no centro e um na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Houve, ainda, uma sexta vítima mortal registada no Algarve.

No dia anterior tinham morrido duas pessoas – e a média móvel dos últimos 7 dias aponta, neste momento, para 2,9 mortes por dia em Portugal. Ou seja, este domingo registou mais do que o dobro da média móvel dos últimos 7 dias (um indicador, porém, que chegou a aproximar-se das 300 mortes por dia no final de janeiro/início de fevereiro).

Até ao momento, do total de 16.965 vítimas mortais atribuídas pelas autoridades de saúde à Covid-19, cerca de 87% tinham mais de 70 anos (e 96% tinham idade superior a 60 anos).

Também de acordo com o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), o número de doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses aumentou em seis, para 348 – ainda assim, mantendo-se abaixo dos 350, ou seja, perto dos números menores desde setembro. Recorde-se que Portugal chegou a ter quase 7.000 doentes internados nos hospitais, na viragem de janeiro para fevereiro, antes daquele que foi o momento pior da pandemia no país.

Nos cuidados intensivos estão 98 pessoas, exatamente o mesmo número dos dois dias anteriores e, portanto, mantendo-se também nos níveis mais baixos desde setembro.

Portugal chegou a ter 904 doentes em cuidados intensivos, com Covid-19, no dia 5 de fevereiro.

Por outro lado, 308 pessoas foram consideradas recuperadas da infeção pelo novo coronavírus, neste domingo.

Este número ficou abaixo do número de novos casos (mesmo somando-se as seis mortes), pelo que a contagem de casos ativos em Portugal aumentou em 164, para 24.792.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora