790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Desde agosto que número de novos casos não era tão baixo

Este artigo tem mais de 2 anos

Esta segunda foram registados 158 novos casos de infeção — o número mais baixo desde 24 de agosto — e uma morte. Incidência caiu para 53,8 casos por cada 100 mil habitantes. Portugal segue a verde.

Daily Life In Lisbon Amid COVID-19 Pandemic
i

Desde 24 de agosto, dia em que se registaram 123 novas infeções, que número de casos não era tão baixo

NurPhoto via Getty Images

Desde 24 de agosto, dia em que se registaram 123 novas infeções, que número de casos não era tão baixo

NurPhoto via Getty Images

É uma espécie de cassete que se põe a tocar todas as segundas-feiras e que, para além de contextualizar, ajuda a conter euforias e a assegurar máscaras e distanciamento social: no primeiro dia da semana os números de novas infeções pelo SARS-CoV-2 são sempre mais reduzidos, porque aos domingos se fazem menos zaragatoas, portanto impõe-se prudência e, se tiver mesmo de ser, comparações feitas apenas com os períodos homólogos.

Ora, esta segunda-feira não foge à regra mas, tendo o cuidado de a analisar à luz de outros arranques de semana, é fácil perceber que o caso é diferente: há cinco semanas, desde a segunda-feira dia 5 de abril, portanto, que o número de novos casos não caía tanto, para a casa da centena e meia — foram 158 os infetados nas últimas 24 horas, tinham sido 159 há pouco mais de um mês. E o caso não fica por aqui, até porque, em rigor, é preciso recuar até 24 de agosto do ano passado (uma segunda-feira também) para encontrar um número de novas infeções mais reduzido que o agora registado: 123.

Com o índice de transmissibilidade, o já famoso R(t), a manter-se inalterado nos 0,92 (0,91 no continente, onde até caiu uma centésima) e a incidência nacional a descer dos 57,7 para os 53,8 casos de infeção por cada 100 mil habitantes (51,4 apenas no continente), Portugal segue a verde na matriz de risco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de esta segunda-feira ter sido acrescentada mais uma vítima fatal às contas da pandemia — uma mulher, septuagenária, residente na região de Lisboa e Vale do Tejo —, o número de mortes continua a manter-se muito baixo, sobretudo se em comparação com outros momentos dos últimos 14 meses. Nos últimos sete dias morreram 16 pessoas com Covid-19 em Portugal, o que perfaz uma média diária de 2,3.

No total, há 16.993 óbitos registados. Apesar de a região Norte ser a que mais casos positivos de infeção registou — 337.453 —, foi na zona de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), com menos 20 mil infeções no total, que aconteceram a maior parte das mortes. A Norte, 5.345 pessoas perderam a vida com Covid-19, na zona de LVT a contagem está nos 7.202.

Nem todas as notícias são boas: pelo quarto dia consecutivo, os internamentos associados à Covid-19 voltaram a subir ligeiramente — esta segunda-feira há mais 9 pessoas a receber tratamento hospitalar, no total são 277. Em unidades de cuidados intensivos, pelo contrário, o número desceu dos 74 para 73.

Desde o início da pandemia, foram 800.645 as pessoas que já recuperaram da Covid-19 em Portugal — 368 nas últimas 24 horas. No mesmo espaço de tempo, o número de casos ativos seguiu a tendência e caiu 211, para os 22.102. Nas contas totais da pandemia, 95,3% dos infetados já recuperaram da doença.

Dos 158 casos registados esta segunda-feira, 70 foram confirmados no Norte. Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram contabilizados 34 novos casos, e na zona Centro 16. O arquipélago dos Açores, que já este domingo tinha contabilizado mais 16 infeções, voltou a repetir o marco; no Alentejo registaram-se mais 9 casos, no Algarve 8 e na Madeira 5.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora