A National Transportation Safety Board (NTSB), entidade a quem cabe analisar os acidentes de uma certa gravidade nos EUA, já emitiu o relatório preliminar sobre o que levou ao acidente mortal no Texas, a bordo de um Model S. Os dois homens que seguiam no veículo faleceram e, como a polícia que tomou conta da ocorrência determinou que não havia ninguém ao volante, o acidente foi desde logo apontado como suspeito.

Depois de analisar todos os dados disponíveis, a NTSB começou por confirmar que o veículo percorreu apenas 550 pés, cerca de 167 metros, desde que iniciou a marcha na casa de um dos ocupantes. A autoridade confirmou ainda a informação que a Tesla já tinha avançado, que indicava que o Autopilot não estava accionado no momento do acidente. Os técnicos da NTSB tentaram accionar o Autopilot num Model S de 2019, similar ao que ficou destruído e nunca conseguiram que o Autosteer identificasse as indicações dos limites da faixa de rodagem naquele troço do arruamento da urbanização.

O que já se sabe sobre o acidente mortal com um Tesla em que ninguém ia ao volante

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Por outro lado, as câmaras de videovigilância do proprietário da casa e do Tesla permitiram concluir que um dos homens se sentou ao volante, o que afasta a suspeita que ninguém iria a conduzir. As imagens recolhidas mostram ainda que o veículo, com os dois ocupantes a bordo, se afastou do local e seguiu a direito, saindo da rua, embatendo numa tampa de drenagem e, de seguida, na árvore.

Um dos módulos de registo de informações a bordo foi destruído pelo incêndio e o segundo módulo danificado, mas funcional, tendo a Tesla enviado ambos para a NTSB, para posterior análise. A investigação da autoridade vai continuar, recorrendo agora à informação recolhida pelo veículo para estabelecer a dinâmica do acidente, cruzando estes dados com os recolhidos pelos testes de toxicologia realizados às vítimas de 59 e 69 anos.

Sob a lupa vai estar igualmente o uso de cinto de segurança, a possibilidade de os ocupantes terem abandonado o assento e os motivos para o incêndio depois do embate. Para já, deixa de estar sob suspeita o Autopilot ou a hipótese de o Model S estar a deslocar-se sem ninguém ao volante.