A maior feira de eletrónica de consumo do mundo, a IFA (as siglas correspondem a Internationale Funkausstellung Berlin), foi cancelada. Num comunicado enviado às redações, os responsáveis dizem que o evento “não se poderá realizar devido às atuais circunstâncias”, especificando o “surgimento rápidos de novas variantes da Covid-19” e a “incerteza” quanto à velocidade dos planos de vacinação mundiais.
Em última análise, várias métricas de saúde globais importantes não mudaram tão rápido na direção certa quanto se esperava – a partir do rápido surgimento de novas variantes da Covid-19, por exemplo, no sul da Ásia, às contínuas incertezas sobre a velocidade da implementação de programas de vacinação em todo o mundo”, justifica a organização.
Este anúncio acontece pouco tempo depois de organização do evento ter anunciado, a 26 e abril, que o evento estava “de regresso”. Nessa data, os responsáveis referiam: “A mensagem que ouvimos da indústria é bem clara: ‘A tecnologia está de regresso a Berlim'” e pronta para se encontrar com retalhistas, os media e consumidores – em segurança, mas de forma presencial”. Porém, e tendo prometido na mesma nota que “a segurança e a saúde de todos os intervenientes continuam a ser a principal preocupação dos organizadores da IFA Berlin 2021”, voltou atrás.
No novo comunicado, a organização desta feira de eletrónica de consumo, refere ainda que esta decisão foi tomada agora devido à necessidade “atempada” de preparação precisa para que as inúmeras empresas que participam no evento, assim como os visitantes, precisam para se organizarem. Em 2019, esta feira recebeu 245 mil visitantes durante os seis dias em que decorreu. No mesmo ano, a Web Summit, por exemplo, recebeu cerca de 70 mil.
Outra das justificações dadas pela IFA para este cancelamento também depara com o local do evento. Tradicionalmente, a feira realiza-se no histórico centro de conferências e eventos alemão, o Messe Berlin. Porém, várias “partes das suas área de exposição foram transformadas num centro de vacinação e unidade hospitalar de emergência” e, dizem o responsáveis, estes espaços reconvertidos “provavelmente serão necessários por mais tempo do que o originalmente previsto”.
Não tomámos esta decisão levianamente. A IFA Berlin é indiscutivelmente o evento mais importante do ano para marcas e retalhista. A IFA Berlin conecta a nossa indústria com as marcas visitantes, media e consumidores reais como nenhum outro evento. No entanto, a saúde e a segurança de todos deve ser absolutamente primordial”, diz Martin Ecknig, presidente executivo do Messe Berlin.
Em 2020, a organização esteve para cancelar o evento mas optou por realizá-lo num formato misto, como anunciou em abril desse ano. Em vez de ocupar a Messe Berlin por completo, optou por receber apenas cerca de mil visitantes (inicialmente eram para ser cinco mil, mas o número foi reduzido). Além disso, e à semelhança de outros eventos do género, a organização optou por transmitir as principais conferências online. Apesar de os responsáveis terem feito uma avaliação positiva deste formato, este ano parece que não irá repetir a parte online. No mesmo comunicado, os responsáveis da IFA referem apenas que a feira voltará no próximo ano como um “espetáculo em grande escala presencial no recinto de exposições de Berlim”. A data ficou também já marcada: 2 a 6 de setembro de 2022.
A IFA é a maior concorrente direta da feira de tecnologia CES (Consumer Electronic Show), que se realiza em Las Vegas no início de cada ano e tem como objetivo mostrar as últimas novidades tecnológicas a distribuidores e clientes. Nos cerca de 160 mil metros quadrados que a feira ocupa no pavilhão de exposições Messe, costuma haver de tudo: de máquinas de lavar a roupa a auriculares, não há aparelho que não tenha uma novidade ou possa ser testado. Desde 1924, que este evento decorre em Berlim por norma, em setembro.
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