Vladimiro Feliz, candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto, entende que a autarquia está a dar sinais contraditórios sobre a noite de São João. Para o antigo vereador, Rui Moreira permite-se ter um discurso de desresponsabilização, ao mesmo tempo que não oferece condições de segurança aos portuenses para que possam ter uma noite “digna”.

No final de maio, Rui Moreira disse não ter uma “visão fascista” e notou que a “PSP não pode reprimir se toda a gente vier para as ruas” na noite de São João. Esta terça-feira, a Câmara informou que os três fun parks da cidade encerrariam excecionalmente mais cedo (às 18h) para evitar que aglomerados e garantiu que ia haver um reforço do contingente da Polícia Municipal para ajudar a PSP na fiscalização.

Ao mesmo tempo, a Iniciativa Liberal, que apoia Moreira, anunciou uma “sardinhada” no Jardim da Coordoaria para festejar o São João. Confrontada com o facto de este poder ser um arraial com os mesmos moldes de Lisboa, a IL veio garantir que se trata de um jantar privado com um máximo de 30 pessoas.

Iniciativa Liberal diz que sardinhada no Porto não é arraial, mas apenas um “jantar de convívio”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Observador, Vladimiro Feliz apontava aquilo que considera ser uma “contradição” dentro do próprio executivo e critica o discurso do seu adversário nesta corrida eleitoral.

“É, mais uma vez, Rui Moreira a tentar agradar a Deus e ao diabo. Por um lado, a tentar dizer que é contido, como fez hoje [esta terça-feira]; por outro lado, dá uma mensagem difusa aos portuenses — como já deu na Liga dos Campeões, dizendo mais tarde que nada tinha que ver com evento.”

“Esperemos agora que se isto correr mal, o presidente da Câmara do Porto, que é quem tem a responsabilidade máxima na cidade, não venha dizer que nada teve que ver com o momento, que foi a liberdade dos portuenses que levou a isto, caindo nós, mais uma vez, numa prática muito socialista e a que este executivo nos tem habituado de que a culpa ou é dos funcionários ou é dos portuenses ou é dos portugueses”, diz.

Vladimiro Feliz e os festejos do São João. “Rui Moreira quer agradar a Deus e ao diabo”

Para o candidato social-democrata, era importante que a autarquia encontrasse formas criativas de celebrar este São João, mais uma vez celebrado em condições atípicas.

Vladimiro Feliz entende que a autarquia podia organizar fogo de artifício em vários bairros da cidade, para que as pessoas pudessem assistir nas janelas ou varandas, tentar dinamizar a cultura, através da transmissão de programação própria (na televisão ou em streaming) para que pequenos grupos pudessem ver nas respetivas casas e até fazer circular trios elétricos pela cidade do Porto. “Devemos encontrar formas de proporcionar um São João digno aos portuenses”, defende.

“Está na hora de os líderes assumirem as suas responsabilidades e assumirem as rédeas da cidade, o que não tem nada a ver com uma postura fascizante”, remata o social-democrata.