A Microsoft bateu um novo recorde e ultrapassou pela primeira vez o valor de dois biliões de dólares (“trillion”, em inglês, cerca de 1,674 biliões de euros) em capitalização bolsista. O feito foi alcançado na terça-feira, como conta a Bloomberg, dois dias antes de a empresa lançar a próxima versão do seu sistema operativo Windows.

Quanto é que é um "trillion"?

Mostrar Esconder

A Matemática é uma ciência exata, contudo, depende do país onde estiver.

Na Europa, um bilião é equivalente a um milhão de milhões, ou seja, 1 000 000 000 000 (doze zeros). Já nos EUA, por sua vez, o mesmo valor é referido como um trilião e remete a um número com nove zeros — o que para nós é um milhar de milhões.

Na maior parte dos países europeus adotou-se uma escala para nomear os números grandes — a escala longa — enquanto nos EUA (e no Brasil também, por exemplo), escolheu-se uma escala mais curta. Tudo é igual até ao milhão, depois é que começam as diferenças: na escala curta, o termo é multiplicado por mil vezes pelo anterior; na longa, é multiplicado por um milhão.

Este sistema mantém-se desde 1948, quando esta escala longa foi apresentada, pela primeira vez, na 9.ª Conferência de Pesos e Medidas.

A única empresa que tinha alcançado este valor na bolsa dos EUA foi a Apple, em agosto de 2020. Agora, a Microsoft é a segunda depois de os seus títulos da Microsoft terem subido 1,5% no início da sessão no Nasdaq. Desde o início de 2020 a Microsoft já teve ganhos de 19%.

Microsoft ultrapassa um bilião de dólares em capitalização bolsista

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa norte-americana que tem sede em Redmond, no estado de Washington, EUA, e foi fundada por Bill Gates e Paul Allen, alcançou a valorização de um bilião de dólares em abril de 2019. Na altura, a Apple e a Amazon já tinham alcançado esta meta, num ano em que a Alphabet, empresa-mãe da Google, conseguiu o mesmo. A alavancar esta nova valorização da Microsoft, estão também as expectativas dos investidores quanto aos negócios que a empresa tem estado a desenvolver na cloud e em inteligência artificial.

Primeiras imagens do Windows 11 divulgadas na internet

Na quinta-feira, às 16h00 de Lisboa, a Microsoft vai apresentar o Windows 11, a próxima versão do sistema operativo para computadores. Atualmente, o Windows a ser o sistema operativo para computadores mais utilizado em todo o mundo. O anúncio da versão que sucederá ao Windows 10 está marcado para 24 de junho, às 16h00 de Lisboa. A apresentação será feita por Satya Nadella, o presidente executivo da Microsoft.