Não há nenhuma região portuguesa, à exceção da Madeira, que não esteja em risco elevado e pintada de laranja no mapa divulgado esta quinta-feira pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, sigla em inglês).

A cor laranja mostra que em Portugal continental e a região autónoma dos Açores apresentam uma taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias entre os 75 a 200 por 100 mil habitantes. Já a Madeira — a amarelo —  tem uma taxa de notificação de novas infeções de 50 a 75 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Comparado com o mapa publicado há duas semanas, Portugal continental e e a Madeira mantêm-se na mesma categoria, enquanto os Açores passam de risco moderado para risco elevado. Em fevereiro, devido ao elevado números de infeções, Portugal chegou mesmo a estar na categoria vermelha dos mapas do ECDC, usada para zonas onde o vírus está a circular a níveis muito elevados.

Todas as regiões de Portugal continental consideradas de risco elevado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, o mapa deste semana apresenta mais regiões europeias a vermelho, laranja e amarelo, principalmente em Espanha, em que algumas comunidades autónomas, como a Catalunha ou Castela e Leão, estão mesmo a vermelho. Os Países Baixos, o Luxemburgo e a Irlanda estão em risco elevado e muito elevado. O Chipre também continua pintado na cor mais escura do mapa, mantendo a tendência de há duas semanas.

França, Grécia e Itália — praticamente pintadas de verde há duas semanas — apresentam já várias regiões em risco moderado. No resto da Europa, o verde é a cor dominante.

Estes mapas da agência europeia seguem um sistema de semáforos sobre a propagação da Covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho escuro (situação muito perigosa), e servem de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens na UE.