O PSD pediu esta quarta-feira ao Governo a correção urgente de um “problema informático” que está a impedir um casal português de regressar a casa depois de umas férias nas Maldivas. O homem já tinha estado infetado com Covid-19, testou novamente positivo antes do regresso e agora não consegue obter um novo certificado de recuperação nos portais das autoridades de saúde portuguesas.
O cidadão prefere não ser identificado. João (nome fictício) explica ao Observador que testou positivo à Covid-19 no dia 24 de julho, depois de fazer o rastreio obrigatório antes de sair do país. A mulher também acusou positivo, depois de um primeiro teste negativo. João já tinha estado infetado, mas a companheira não. “Estamos aqui há 19 dias”, conta esta quarta-feira ao Observador João.
Cumprido o período de isolamento, e já com a alta médica das autoridades portuguesas, a mulher conseguiu o certificado de recuperação sem quaisquer problemas. João não teve a mesma sorte: “Tanto no site da Direção-Geral da Saúde como na aplicação do SNS24 dá-me sempre erro. O site diz que não é possível gerar o certificado, que não tenho certificado válido e para tentar novamente passado quatro horas. Já a aplicação diz que não tenho certificado válido para fazer download“.
Ouça aqui as declarações de João ao Observador:
Covid-19. Portugueses retidos nas Maldivas por falhas no portal do certificado digital
Seguiram-se “contactos incessantes” para as autoridades de saúde portuguesas. “Na linha SNS24 foram sempre muito vagos. Ligava, gastava o dinheiro por causa da chamada do estrangeiro e ficava na mesma”, lamenta. Só o Ministério da Saúde conseguiu ajudar João: “A informação que me foi passada é que estão a trabalhar no meu caso e que, supostamente, iria ter uma resposta via telefone ainda hoje (esta quarta-feira)”. Até à hora em que falou com o Observador, João ainda não tinha obtido qualquer resposta, mas afirma que não perde a esperança.
Depois do contacto com o Ministério da Saúde, penso que poderei ter algum resultado positivo quanto à obtenção do certificado de recuperação. É agora. Há uma luz ao fundo do túnel neste momento”, afirma João.
O cidadão português também contactou a Embaixada de Portugal em Nova Deli: “Falei com o embaixador e senti alguma falta de informação da parte dele. Não é que ele não quisesse ajudar, porque sempre que foi solicitado respondeu. Mas senti falta de informação e apoio”.
João adianta que tem voo de regresso para Portugal marcado para esta sexta-feira. Os 19 dias extra que teve de ficar nas Maldivas foram cobertos por um “seguro Covid”, mas o português explica que se voltar a fazer um teste PCR e der positivo, vai ter de pagar do próprio bolso um novo período de isolamento. Por isso mesmo, só quer obter o certificado de recuperação e recusa fazer um teste PCR.
João explica ainda ao Observador que já não está em período de férias nem com baixa médica.
PSD exige à ministra da Saúde que resolva situação com “a máxima urgência”
Num requerimento entregue à Assembleia da República, o grupo parlamentar do PSD relembra que “a atual plataforma para emissão de Certificados Digital Covid-19 permite a emissão de documento em três situações distintas: certificado digital de vacinação, cuja validade se concretiza passados 14 dias do esquema vacinal completo, certificado de testagem e certificado de recuperação válido durante os 180 dias após a infeção por Covid-19”.
“Neste momento, há um problema informático que impede que cidadãos que tenham Covid-19 uma segunda vez, possam emitir um segundo certificado de recuperação, após a emissão de um primeiro certificado”, alertam.
Segundo o partido, esta situação “já afetou várias pessoas e está, neste momento, a impedir o regresso ao país de um casal de cidadãos portugueses que viajaram para as Maldivas com certificados válidos e que, no regresso, testaram positivo, tendo de fazer os 14 dias de quarentena na unidade hoteleira local”.
O PSD fala em “situação de manifesto prejuízo pessoal e profissional para um dos dois cidadãos portugueses, que já não se encontra nem em período de férias nem com baixa médica”.
Os sociais-democratas sublinham que “as autoridades de saúde das Maldivas não impedem a saída do casal, desde que os mesmos apresentem os documentos exigidos pelas autoridades de saúde portuguesas”, contudo, “a exigência do certificado digital Covid-19 é um requisito obrigatório para a circulação dentro da União Europeia”.
“Assim, vêm os deputados do grupo parlamentar PSD requerer à ministra da Saúde que envide todos os esforços para resolver a situação com a máxima urgência, com a correção do problema informático que afetará, naturalmente, outros cidadãos nas mesmas condições”, conclui o partido.