Mais de 7,7 milhões de portugueses tem uma dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 6,7 milhões de pessoas possui o esquema vacinal completo, segundo o relatório de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Em termos percentuais, equivale a 76% da população portuguesa com uma toma do imunizante e 66% com a vacinação completa. 

Nos grupos etários, mais de metade dos jovens entre os 18 e os 24 anos (54%) tem uma dose da vacina, uma subida de 20 pontos percentuais face à semana passada, e 30% tem a vacinação completa (mais 11 pontos percentuais quando comparado com os dados de há uma semana).

O arranque da vacinação nos adolescentes entre os 16 e os 17 anos também fez aumentar o número de inoculados na faixa etária correspondente. Enquanto na semana passada 1% de todos os menores entre os 0 e os 17 anos tinham uma dose da vacina, esta semana essa percentagem é de 9%.

Já a faixa etária entre os 25 e os 49 anos registou uma subida de quatro pontos percentuais nas pessoas vacinadas face à semana passada — esta terça-feira, 83% das pessoas tem uma dose da vacina e 70% tem a vacinação completa (contra 63% na semana passada).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Região Norte foi a que mais vacinou, Alentejo é a que está a mais frente

Tal como na semana passada, a região Norte foi aquela que mais vacinou: foram administradas 266.632 doses. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo com 217.166 doses e região Centro com 97.005.

Por sua vez, o Alentejo é a região que está mais à frente na campanha da vacinação, contando com 77% da população com uma dose da vacina e 69% com a inoculação completa. Segue-se a região Norte com 77% da população com uma toma e 66% com o esquema vacinal terminado.

Pelo contrário, os Açores são a zona do país que está mais atrás na vacinação: 74% tem uma dose do imunizante e 63% tem a vacinação completa.

O relatório de vacinação dá conta ainda que Portugal recebeu, até ao momento, mais de 15 milhões de doses de vacinas e já distribuiu mais de 14 milhões de imunizantes.