A socialista Carla Tavares, candidata a um terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal da Amadora, manifestou esta terça-feira no arranque oficial da campanha a ambição de conquistar maioria absoluta e “garantir a estabilidade política no município”.

Em dia de arranque da campanha oficial para as próximas eleições autárquicas, Carla Tavares percorreu esta tarde várias artérias da União de Freguesias da Falagueira e Venda Nova para distribuir rosas, propostas e ouvir queixas de moradores e comerciantes daquela zona da cidade da Amadora, no distrito de Lisboa.

A autarca, que liderava uma comitiva socialista composta por cerca de 20 pessoas, foi durante o seu périplo abordada sobretudo por idosos, para a cumprimentar e incentivar.

Depois de entrar em vários estabelecimentos comerciais e dialogar com transeuntes, a cabeça de lista do PS destacou, em declarações aos jornalistas, a recetividade dos “amadorenses”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As pessoas da cidade da Amadora são muito simpáticas. Normalmente são muito afetuosas e humanistas”, elogiou.

Face à recetividade encontrada nas ruas, Carla Tavares manifestou estar confiante na reeleição e na conquista da maioria absoluta, mesmo tendo Suzana Garcia como principal opositora.

“O objetivo é sem dúvida a maioria absoluta. É ter condições de estabilidade e de governabilidade. É nisso que estamos empenhados e que estamos a trabalhar”, afirmou

No entanto, a candidata que tem como prioridades a mobilidade, a habitação e a coesão social, reconheceu a existência de alguns problemas que persistem no concelho, nomeadamente a nível da higiene urbana.

“Preocupada ficaria se não houvesse reparos e questões que são sempre preciso melhorar. As questões que tivemos aqui foram particularmente a limpeza, que precisamos de melhorar e reforçar. Tem sido feito um trabalho muito grande, mas há caminho a fazer nessas áreas, com certeza que sim”, admitiu.

Além de Carla Tavares, concorrem à presidência da Câmara da Amadora Suzana Garcia (PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PDR), Deolinda Martin (BE), António Borges (CDU), José Dias (Chega), Gil Garcia (MAS) e Henrique Tigo (PPM/RIR).

O atual executivo é formado por sete eleitos do PS, dois da coligação Amadora Mais (PSD/CDS-PP), um da CDU (PCP/PEV) e um do BE.

As eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia estão marcadas para o dia 26 de setembro.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).