O candidato do Partido da Terra (MPT) à Câmara de Castelo Branco, Rui Amaro Alves, defendeu esta sexta-feira a criação de um plano de recursos hídricos naquele concelho para garantir água com qualidade e quantidade, face às alterações climáticas.

“Faremos um plano de recursos hídricos para que possamos garantir água em quantidade e qualidade à população e, ao mesmo tempo, permitir criar valor através da agricultura e também o apoio à proteção civil e às florestas”, afirmou.

Rui Amaro Alves explicou que a questão das alterações climáticas é uma das questões que “muito preocupa” a candidatura, até porque, “Castelo Branco está situado numa zona de transição, onde os efeitos das alterações climáticas se irão fazer sentir a muito breve trecho, o que será extremamente impactante ao nível da nossa economia, mas também ao nível da saúde das pessoas”.

Lembrando que está em causa um território extremamente envelhecido, Rui Amaro Alves frisa que o aumento da temperatura em um ou dois graus na próxima década terá “efeitos ainda mais nefastos” para os mais idosos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como resposta imediata, aponta estudo das bacias existentes no concelho e a posterior construção de “uma ou duas barragens”, que sirvam de complemento à Barragem de Santa Águeda, onde, diz, a qualidade da água tem vindo a diminuir “drasticamente”.

O candidato explicou ainda que este plano também serviria de retaguarda ao projeto do Regadio a Sul da Gardunha, que, segundo considera, não pode ficar dependente apenas da Barragem de Santa Águeda.

Além disso, acrescentou que este projeto permitirá criar melhores condições para a agricultura e que criará valor ao nível do turismo e atividades lúdicas.

Quanto à localização das novas barragens dependerá das conclusões do estudo e que, caso seja eleito, não irá contribuir para a eventual especulação imobiliária.

Especificou ainda que a ideia é interligar esta aposta com um projeto-piloto para que a Câmara de Castelo Branco compre terrenos a norte do concelho, implementando aí um projeto florestal que terá depois impacto na retenção dos recursos hídricos.

Em Castelo Branco, nas eleições de 2017, o PS conquistou cinco mandatos, enquanto o PSD elegeu dois vereadores.

Na corrida à presidência da autarquia estão Leopoldo Rodrigues (PS), João Belém (PSD/CDS/PPM), Rui Paulo Sousa (Chega), Luís Correia (MI — Sempre — Movimento Independente), Rui Amaro Alves (MPT — Partido da Terra), Felicidade Alves (CDU) e Margarida Paredes (BE).