O candidato do Volt à Câmara do Porto André Eira defendeu esta quinta-feira que os pesados devem circular “gratuitamente” na Circular Regional Exterior do Porto (CREP), por forma a atenuar o problema do trânsito na Via de Cintura Interna (VCI).

“As viaturas pesadas deviam poder circular de forma gratuita [na CREP que é atualmente taxada] para desmotivar a sua circulação pela VCI” afirmou o candidato à Lusa.

Sublinhando que a mobilidade é um dos “grandes problemas” do Porto, o cabeça de lista do Volt Portugal à Câmara propõe que se estudem planos de articulação “das vias municipais com as que são geridas pela IP [Infraestruturas de Portugal]”, nomeadamente na VCI, com o objetivo de “corrigir estrangulamentos” e atenuar o problema do trânsito.

“Só com isso conseguiríamos retirar um grande número de tráfego que circula todos os dias e atenuar os efeitos da poluição atmosférica e sonora”, disse, lembrando o grande fluxo de pesados entre o “Porto de Leixões e circulação norte-sul”.

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Em matéria de mobilidade, André Eira defende ainda uma reformulação das linhas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) por forma a eliminar possíveis “redundâncias” na oferta de transporte, consequência da construção das linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto.

Para o candidato, estes meios devem ser utilizados em outras zonas da cidade onde o transporte é escasso.

Por outro lado, André Eira considera como uma medida prioritária a instalação, “a cinco minutos a pé da casa de cada cidadão”, de paragens de transporte público — metro ou autocarro — para incentivar a não utilização do automóvel.

“Está provado por vários estudos internacionais que uma pessoa que tenha uma paragem de metro ou autocarro com deslocação superior a cinco minutos procura outras alternativas”, sublinhou.

Ao nível das infraestruturas da mobilidade ligeira, o Volt defende ainda uma aposta integrada com o metro e com os autocarros que elimine possíveis entraves à utilização deste tipo transporte, como é o caso da proibição de circular no metro com bicicleta nas horas de ponto.

Propõe também que, para além de proporcionar condições para “a concessão das bicicletas partilhadas”, a autarquia deve promover a criação de parqueamentos próprios para bicicletas, à semelhança do que existe em Londres, não apenas em locais residenciais, mas também próximos dos locais de trabalho.

Concorrem à Câmara do Porto nas eleições de domingo Rui Moreira (movimento independente “Rui Moreira: Aqui há Porto” — apoiado por IL, CDS, Nós Cidadãos, MAIS), Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Vladimiro Feliz (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Bebiana Cunha (PAN), António Fonseca (Chega), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), Bruno Rebelo (Ergue-te), Diamantino Raposinho (Livre).