A candidata do Nós, Cidadãos! à presidência da Câmara de Lisboa, Sofia Afonso Ferreira, reconheceu esta segunda-feira estar à espera de uma votação baixa nas eleições de domingo, mas salientou que o objetivo era levar algumas questões importantes a debate.

É sempre difícil a um partido pequeno e mais ou menos recente competir com os grandes partidos. A nossa permissão não foi tanto apostar nos votos mas em três ideias que gostaríamos de levar a debate e que considerávamos que estavam a ser ignoradas”, começou por explicar em declarações à Lusa.

De acordo com a candidata, as três premissas que o partido trouxe a debate foram a poluição do terminal de navios de Lisboa, a questão da linha circular Amarela do Metropolitano e a vereação de urbanismo “e os casos gritantes de corrupção”.

“Nesse aspeto fomos bem-sucedidos em levar estas questões a debate, além de termos apresentado proposta para a estação do metro, para o terminal de cruzeiros e em relação à habitação“, disse a também vice-presidente do Nós, Cidadãos!.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sofia Afonso Ferreira reconheceu que poderia ter tido mais votos [obteve 535 para a Câmara Municipal e 176 para a Assembleia de Freguesia], mas admitiu que de antemão sabia que seria “complicado competir com os dois grandes PS e PSD e suas coligações”.

“Faço um balanço positivo, sendo que, com a consciência de que poderíamos ter mais votos, mas que haverá outra oportunidade mais à frente”, salientou.

Sofia Afonso Ferreira prometeu ainda que a ação do partido vai continuar apesar dos resultados obtidos.

O social-democrata Carlos Moedas foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com 34,25% dos votos, nas eleições autárquicas de domingo, ‘roubando’ a autarquia ao PS, que liderou o executivo autárquico da capital nos últimos 14 anos.

Carlos Moedas vai suceder na presidência da Câmara Municipal de Lisboa ao socialista Fernando Medina, que se recandidatou ao cargo na coligação Mais Lisboa (PS/Livre).

Segundo os resultados oficiais divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Administração Interna, a coligação Novos Tempos Lisboa (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) conseguiu sete vereadores, com 34,25% dos votos (83.121 votos); a coligação Mais Lisboa obteve sete vereadores, com 33,3% (80.822 votos); a CDU (PCP/PEV) dois, com 10,52% (25.528 votos); e o Bloco de Esquerda (BE) conseguiu um mandato, com 6,21% (15.063).

O executivo do mandato 2017-2021 é composto por oito eleitos do PS (incluindo dos Cidadãos por Lisboa e do Lisboa é Muita Gente), um do BE, quatro do CDS-PP, dois do PSD e dois da CDU.

Concorreram à presidência da Câmara de Lisboa Fernando Medina (coligação PS/Livre), Carlos Moedas (coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança), Beatriz Gomes Dias (BE), Bruno Horta Soares (IL), João Ferreira (PCP), Nuno Graciano (Chega), Manuela Gonzaga (PAN), Tiago Matos Gomes (Volt), João Patrocínio (Ergue-te), Bruno Fialho (PDR), Sofia Afonso Ferreira (Nós, Cidadãos!) e Ossanda Líber (movimento Somos Todos Lisboa).