A paixão de Donald Trump por fast food tem sido bastante documentada ao longo dos anos, mas agora sabe-se que nem por um milhão de dólares o antigo Presidente dos Estados Unidos estaria disposto a tornar-se vegan. Nem sequer durante uma semana. E não só por causa do sabor da comida, mas, sobretudo, porque Trump teme perder capacidades cognitivas.

O episódio é relatado no livro de memórias de Stephanie Grisham, antiga porta-voz da Casa Branca, que apenas será publicado no próximo dia 5 de outubro, mas cujo um dos capítulos foi divulgado esta sexta-feira pelo Politico.

No inverno de 2019, um ativista de nove anos de idade conhecido como Vegan Ethan desafiou Trump a fazer uma dieta vegan durante um mês. Se o então Presidente norte-americano abdicasse de comer carne e outros produtos de origem animal, o grupo Million Dollar Vegan doaria um milhão de dólares a uma organização de caridade à escolha de Donald Trump.

Pouco tempo depois, antes do início da pandemia de Covid-19, Stephanie Grisham, conforme a própria relatava no seu livro “I’ll Take Your Questions Now — What I Saw At The Trump White House”, questionou o Presidente norte-ameircano, conhecido por adorar fast food, se ele estaria disposto a aceitar o desafio. A resposta de Trump, escreve Grisham, “foi rápida e o seu tom de repente ficou muito sério”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não, não. Isso mexe com a química do corpo, com o cérebro”, respondeu Trump, referindo-se à dieta vegan. “E se uma perco uma única célula do cérebro, estamos lixados”, acrescentou.

No livro, Stephanie Grisham escreve que “sabia que Trump amava os seus bifes e cheeseburgers”, mas que “um mês não parecia assim tanto tempo”. Ainda assim, Trump foi assertivo ao recusar a proposta.

Ainda assim, há sinais de que Donald Trump possa estar a tentar perder peso. A Business Insider, num artigo publicado em abril, referia que, desde que abandonou a Casa Branca em 2021, Trump tem usado o seu tempo livre para jogar golfe praticamente todos os dias e que até deixou de comer doces com açúcar, nomeadamente M&Ms, tendo perdido algum peso.