786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Diogo Jota passou a manhã a jogar PlayStation, deixou o comando para ir jogar na vida real e acabou a bisar à tarde

Este artigo tem mais de 2 anos

Português foi titular e marcou duas vezes na goleada do Liverpool com o Southampton (4-0), aproveitando para festejar a fingir que estava a jogar consola. Reds estão à condição a um ponto do Chelsea.

Liverpool v Southampton - Premier League
i

O internacional português abriu o marcador logo no segundo minuto de jogo

Liverpool FC via Getty Images

O internacional português abriu o marcador logo no segundo minuto de jogo

Liverpool FC via Getty Images

Na quarta-feira, o Liverpool recebeu o FC Porto em Anfield. Já qualificados para os oitavos de final da Liga dos Campeões, os ingleses fizeram várias poupanças mas voltaram a vencer os portugueses com alguma naturalidade. Um dos que ficaram no banco a assistir à partida foi Diogo Jota, que viu Minamino ser o eleito para completar o trio ofensivo com Salah e Mané. Ainda assim, no mesmo dia e algumas horas antes do apito inicial, o avançado português foi um dos jogadores mais elogiados por Jurgen Klopp.

“Já gostava do Diogo bem antes de o contratarmos, desde a primeira vez que o vi jogar pelo Wolverhampton. É exatamente o tipo de jogador de que gosto mesmo, porque ele combina tantas coisas, tantas qualidades fantásticas. Acima de tudo, o que é importante, porque há por aí muitos bons jogadores quando jogamos a este nível, é que podemos ver na maneira como joga a sua mentalidade e o seu caráter, a sua educação”, explicou o alemão em entrevista à Eleven Sports, lembrando depois que Jota é “ambidestro” e tornou-se “um monstro no jogo aéreo”.

“É muito bom finalizador. Sei que nem sempre foi o caso na sua carreira mas ele ainda é novo, nos 20 e poucos anos a maioria dos avançados de classe mundial não eram máquinas de marcar golos. Mas ele é versátil e é útil para nós porque pode jogar nas duas alas e também no centro. É um excelente jogador para nós e estamos muito feliz por o termos contratado”, acrescentou Klopp, que este sábado colocava o avançado português no onze inicial contra o Southampton.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A jogar novamente em casa, o Liverpool entrava em campo antes dos principais rivais e podia colocar-se provisoriamente a um ponto da liderança do Chelsea. Depois das poupanças contra o FC Porto, Alexander-Arnold, Robertson, Van Dijk, Fabinho e Henderson voltavam todos à titularidade, com Jota a ser então o eleito para completar o trio ofensivo com Salah e Mané durante a lesão de Roberto Firmino. O avançado português teve um impacto praticamente imediato: logo ao segundo minuto, Mané desequilibrou na esquerda, combinou com Robertson e o lateral, já na grande área, ofereceu o golo a Jota (2′). O jogador celebrou como se estivesse a jogar PlayStation, um dos seus hobbies, já que teve de abandonar um torneio online em que participou durante a manhã para estar presente na partida da Premier League.

O Liverpool controlou toda a primeira parte com enorme naturalidade, já que o Southampton não conseguia ter um fio de jogo contínuo e só causava perigo em situações de transição rápida ou erros defensivos do adversário, como aconteceu quando Broja aproveitou uma distração de Konaté para obrigar Alisson a uma defesa atenta (24′). O segundo golo dos reds apareceu já para lá da meia-hora mas novamente por intermédio de Diogo Jota: Salah combinou com Henderson na direita e cruzou para o segundo poste, onde o português apareceu completamente sozinho a encostar (32′). O Liverpool aumentou a vantagem pouco depois, com um remate de Thiago Alcântara que ainda desviou num adversário para enganar o guarda-redes McCarthy (37′). Os saints tiveram a melhor oportunidade mesmo à beira do intervalo, com Armstrong a rematar para defesa de Alisson depois de um cruzamento de Livramento (45′), mas a equipa de Jürgen Klopp foi mesmo para o intervalo a ganhar tranquilamente.

Na segunda parte, Ralph Hasenhüttl fez duas substituições e lançou Nathan Tella e Nathan Redmond. O Liverpool não demorou nem 10 minutos a chegar à goleada, com Van Dijk a aparecer totalmente sozinho na zona da marca de penálti para rematar de primeira na sequência de um canto cobrado na direita (52′). Com o jogo totalmente controlado, Klopp tirou Thiago Alcântara ainda antes dos 60 minutos e colocou Oxlade-Chamberlain, que tem estado em franco crescimento de forma desde que voltou de lesão.

Até ao fim, Diogo Jota ainda teve uma enorme oportunidade para carimbar o hat-trick, ao desviar ao lado depois de um cruzamento de Robertson na esquerda (73′), mas o resultado não voltou a alterar-se. O Liverpool goleou o Southampton em Anfield, tem no trio ofensivo os três melhores marcadores da liga inglesa e colocou-se à condição a um ponto do Chelsea, no segundo lugar da Premier League, num jogo que também serviu para Jürgen Klopp ultrapassar a barreira dos 700 golos desde que chegou aos reds. Diogo Jota jogou PlayStation de manhã, deixou o torneio para ir jogar futebol na vida real e marcou dois golos à tarde, confirmando todos os elogios do treinador alemão a meio da semana.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora