Uma das recomendações que entrou em vigor esta quarta-feira, com a declaração da situação de calamidade, foi o reforço da realização de testes de diagnóstico para detetar a infeção com o coronavírus SARS-CoV-2. Pode usá-los para vigiar o seu estado de saúde, mas terá mesmo de o fazer para aceder a alguns espaços e eventos.

Assim, esteja ou não totalmente vacinado, vai ter de apresentar um teste negativo nas visitas a lares e hospitais, nos grandes eventos ou eventos sem lugar marcado, nos hospitais e também nos bares e discotecas. A norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) diz que qualquer um dos testes é válido, incluindo o autoteste realizado à entrada do local — exceto para os bares e discotecas (nestes casos só testes laboratoriais).

Nas condições de acesso ao estádio da Luz para o dérbi desta sexta-feira, o Sport Lisboa e Benfica dizia que autotestes sim, mas só os que forem supervisionados e certificados por um profissional de saúde — a vantagem é que têm validade de 24 horas. Mas a DGS confirmou ao Observador que, de acordo com a norma, os autotestes podem ser realizados no momento de acesso aos eventos desportivos.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.