A Suécia abriu esta segunda-feira uma investigação preliminar por “negligência” e “embriaguez agravada” depois de um cargueiro britânico ter colidido durante a madrugada com um pequeno cargueiro dinamarquês, acidente que provocou um morto e dois desaparecidos.

O acidente aconteceu por cerca das 03h30 locais (02h30 em Lisboa) no Mar Báltico próximo do porto sueco de Ystad, no extremo sul do país, e da ilha dinamarquesa de Bornholm, entre o cargueiro britânico Scot Carrier e um navio dinamarquês, o Karin Hoj, indicou à agência noticiosa France-Presse (AFP) a autoridade marítima sueca.

A investigação preliminar por “negligência agravada no mar” foi confiada a um procurador sueco de manhã e foi alargada, à tarde, a outras suspeitas, incluindo a de uma pilotagem em estado de embriaguez, não sendo claro sobre qual dos dois comandantes.

“A guarda costeira está atualmente a levar a cabo uma série de medidas de investigação. Surgiram outras suspeitas criminais, em particular de embriaguez agravada”, declarou o chefe da investigação da Guarda Costeira sueca, Jonatan Tholin, que adiantou que “várias pessoas” foram presas, mas sem especificar quem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As causas do acidente, ocorrido no meio da noite, mas em condições normais de navegação para a temporada, ainda são desconhecidas.

O navio britânico, o Scot Carrier, “colocou um barco a remos no mar para encontrar sobreviventes e foram ouvidos gritos na água, mas não conseguiram encontrar ninguém”, afirmou Jonas Franzen, responsável da autoridade marítima sueca.

O incidente levou ao envio de importantes meios de salvamento, nove navios de resgate e um helicóptero, num perímetro em redor do cargueiro dinamarquês, que estava a flutuar com o casco virado para o céu.

Porém, após várias horas de busca infrutífera aos dois desaparecidos da tripulação do Karin Hoj, os serviços de resgate encerraram a operação no local do acidente.

Mais tarde, porém, um corpo sem vida foi encontrado a bordo, disse um porta-voz da polícia.

Sem nenhum sinal de vida e com água a quatro graus centígrados, a possibilidade de encontrar sobreviventes é baixa, indicaram os socorristas, para quem a situação era “crítica desde o início”.

O proprietário dinamarquês deste navio de 55 metros de comprimento confirmou à AFP que a tripulação estava limitada a duas pessoas.

O navio britânico, um cargueiro com cerca de 90 metros, está operacional.

“O cargueiro dinamarquês dirigia-se para a Dinamarca, enquanto os britânicos navegavam para [a ilha sueca de] Gotland”, disse a autoridade marítima.

A área onde ocorreu o acidente é uma importante rota de tráfego marítimo para aceder ao Estreito de Oresund, que liga o Mar do Norte ao Báltico pelos mares de Kattegat e Skagerrak. No entanto, as colisões são raras.