O presidente do Turquemenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, quer fechar uma das atrações turísticas do país: a Cratera de Darvaza — também conhecida como “Portas do Inferno” — localizada precisamente na cidade de Darvaza. Impactos negativos para a saúde dos habitantes que vivem nas redondezas, desperdício de gás natural e consequências ambientais são algumas das razões invocadas para tal, de acordo com o jornal estatal Neytralny Turcomenistão, citado pela CNN.
Segundo o jornal, o vice-primeiro ministro do Turquemenistão terá recebido indicações “para reunir cientistas e, se necessário, atrair especialistas estrangeiros e encontrar uma solução para extinguir as chamas”. Não há ainda data prevista para encerrar as “Portas do Inferno”.
A cratera formou-se no início dos anos 70, quando o solo colapsou durante uma expedição soviética de perfuração de gás. Os cientistas supostamente terão provocado um incêndio no buraco para impedir a propagação do gás natural, estando o mesmo a arder desde então.