O filme “O Poder do Cão”, da cineasta neozelandesa Jane Campion, lidera as nomeações à edição de este ano dos Óscares. A longa-metragem da Netflix que tem como protagonistas os atores Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst está nomeada a 12 categorias, entre as quais a de “Melhor Filme”, “Melhor Realização”, “Melhor Argumento Adaptado”, “Melhor Fotografia” e “Melhor Ator”.

A Netflix é também a produtora e distribuidora de filmes mais nomeada, com 27 nomeações, o que reforça e atesta o peso crescente do streaming na indústria de cinema de Hollywood. Este é o terceiro ano consecutivo em que a produtora e distribuidora supera toda a concorrência no número de nomeações aos Óscares.

A “O Poder do Cão”, que já tinha liderado as nomeações aos prémios Globos de Ouro (mas aí em conjunto com o filme “Belfast”), seguem-se entre os mais nomeados “Duna”, de Denis Villeneuve, com dez nomeações, e “Belfast” e “West Side Story”, respetivamente de Kenneth Branagh e Steven Spielberg, ambos com sete nomeações.

Há também um português nomeado, o designer luso-canadiano Luís Sequeira, cujo trabalho no guarda-roupa de “Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas” — um filme de Guillermo del Toro — foi distinguido pela Academia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa categoria, Luís Sequeira concorre com o trabalho de guarda-roupa nos filmes “Duna”, “Cruella”, “Cyrano” e “West Side Story”. A longa-metragem em que o designer luso-canadiano trabalhou está nomeada em outras três categorias: “Melhor Fotografia”, “Melhor Design de Produção” e “Melhor Filme”. Esta é a segunda vez que Sequeira é nomeado para os Óscares: já o fora pelo trabalho em “A Forma da Água”, também realizado por Guillermo del Toro.

O portfólio da mãe modista e um livro comprado nas Amoreiras. Como Luís Sequeira criou o guarda-roupa de “Nightmare Alley”

Villeneuve descartado, japonês “Drive My Car” com 4 nomeações

A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas anunciou esta terça-feira a lista de nomeados à próxima edição dos Óscares. A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 27 de março e decorrerá, como é habitual, no Dolby Theatre, em Hollywood, Los Angeles, estado da Califórnia.

Os quatro filmes mais nomeados, “O Poder do Cão”, “Duna”, “Belfast” e “West Side Story”, integram a lista de candidatos ao Óscar mais desejado, o de “Melhor Filme”, juntamente com outros candidatos como “King Richard”, de Reinaldo Marcus Green, “Licorice Pizza”, de Paul Thomas Anderson, e “Não Olhem para Cima”, de Adam McKay, entre outros.

Por outro lado, o cineasta de “Duna”, Denis Villeneuve — ao contrário do que acontece com Spielberg, Branagh e Jane Campion —, não está nomeado para melhor realizador, apesar do filme ter conseguido dez nomeações.

Se há outras surpresas na lista de nomeados, face às previsões dos analistas e especialistas na indústria de cinema de Hollywood, estas recaem sobretudo nas escolhas para as categorias de interpretação — em especial na ausência de entre os nomeados de Lady Gaga (apontada como possível nomeada para “Melhor Atriz” pelo desempenho em “Casa Gucci”) e Leonardo DiCaprio (ficou fora das escolhas para “Melhor Ator”, sendo o protagonista de “Não Olhem Para Cima”).

De fora da lista não ficaram, por sua vez, atores como Benedict Cumberbatch (“O Poder do Cão”), Javier Bardem (“Being the Ricardos”), Andrew Garfield (“Tick Tick Boom”), Will Smith (“King Richard”) e Denzel Washington (“Macbeth”), todos nomeados para “Melhor Ator”. Ou ainda Nicole Kidman (“Being The Ricardos”), Olivia Colman (“A Filha Perdida”), Jessica Chastain (“The Eyes of Tammy Faye”), Penelope Cruz (“Mães Paralelas”) e Kirsten Stewart (“Spencer”), nomeadas para “Melhor Atriz”. No caso de Colman, atriz em estado de graça em Hollywood, trata-se da terceira nomeação para os Óscares nos últimos quatro anos.

Também causaram alguma surpresa as quatro nomeações de “Drive My Car”. O filme japonês realizado por Ryusuke Hamaguchi, que está longe de ser um blockbuster ou uma produção que rivalize em popularidade com alguns dos filmes mais nomeados para os Óscares este ano, já tinha vencido três prémios no Festival de Cannes — incluindo o de Melhor Argumento — e tinha sido distinguido há cerca de um mês com o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeiro. Nesta edição dos Óscares está nomeado para “Melhor Filme”, “Melhor Realização”, “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Argumento Adaptado”.

“O Poder do Cão”: será desta que a Netflix vence “Melhor Filme”?

Um dos dados que estas nomeações aos Óscares confirmam é a forte intromissão dos filmes vistos em streaming na lista de candidatos aos prémios de Hollywood. Algo que começou a acontecer a partir de 2019, ano em que “Roma” — que ainda assim foi exibido paralelamente nos cinemas e na Netflix — conseguiu dez nomeações.

O filme mais nomeado este ano, “O Poder do Cão”, é uma produção distribuída pela Netflix (através de streaming) tal como “Não Olhem para Cima”, que obteve quatro nomeações — sendo que a longa-metragem de Jane Campion pode mesmo quebrar a malapata da produtora e distribuidora nos Óscares, conseguindo o que “Roma”, “O Irlandês”, “Marriage Story”, “Mank” e “Os 7 de Chicago” (todos eles nomeados) não lograram: vencer a categoria mais ambicionada, de “Melhor Filme”.

Vencendo ou não a categoria de “Melhor Filme”, a realizadora de “O Poder do Cão” já conseguiu um feito histórico: tornou-se esta terça-feira a única mulher a ser nomeada para o Óscar de “Melhor Realizador” por mais de uma vez. Esta é a sua segunda nomeação para esta categoria, depois do trabalho como cineasta em “O Piano” lhe ter valido uma primeira distinção em 1994.

Pode consultar abaixo a lista completa de nomeados aos Óscares:

MELHOR FILME

“Belfast”
“CODA”
“Não Olhem Para Cima”
“Drive My Car”
“Duna”
“King Richard”
“Licorice Pizza”
“Nightmare Alley”
“O Poder do Cão”
“West Side Story”

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

Jessie Buckley, em “A Filha Perdida”
Ariana Debose, em “West Side Story”
Judi Dench, em “Belfast”
Kirsten Dunst, em “O Poder do Cão”
Aunjanue Ellis, em “King Richard”

MELHOR SOM

“Belfast”
“Duna”
“Sem Tempo Para Morrer”
“O Poder do Cão”
“West Side Story”

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

“Coda”, Siân Heder
“Drive My Car”, Ryusuke Hamaguchi, Takamasa Oe
“Duna”, Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth
“O Poder do Cão”, Jane Campion
“A Filha Perdida”, Maggie Gyllenhaal

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO

“Affairs of the Art”
“Bestia”
“Boxballet”
“Robin Robin”
“The Windshield Wiper”

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

Ciarán Hinds, em “Belfast”
Troy Kotsur, em “CODA”
Jesse Plemons, “O Poder do Cão”
J. K. Simmons, “Being the Ricardos”
Kodi Smit-McPhee, em “O Poder do Cão”

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

Kenneth Branagh, por “Belfast”
Eskil Vogt, por “A Pior Pessoa do Mundo”
Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
Adam McKay, por “Não Olhem Para Cima”
Zach Baylin, “King Richard”

MELHOR GUARDA ROUPA

“Duna”
“Cruella”
“Cyrano
“Nightmare Alley”
“West Side Story”

MELHOR BANDA SONORA

“Duna”, Hans Zimmer
“O Poder do Cão”, Jonny Greenwood
“Encanto”, Germaine Franco
“Não Olhem Para Cima”, Nicholas Britell
“Mães Paralelas”, Alberto Iglesias

MELHOR CURTA METRAGEM

“Ala Kachuu – Take and Run”
“The Dress”
“On My Mind”
“Please Hold”
“The Long Goodbye”

MELHOR MONTAGEM

“Não Olhem Para Cima”
“Duna”
“King Richard”
“O Poder do Cão”
“Tick Tick Boom”

MELHOR CARACTERIZAÇÃO

“Os Olhos de Tammy Faye”
“Duna”
“Casa Gucci”
“Cruella”
“Um Príncipe em Nova Iorque 2”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

“Encanto”
“Flee”
“Luca”
“The Mitchells vs. The Machines”
“Raya The Last Dragon”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

“Dos Oruguitas”, Lin-Manuel Miranda (“Encanto)
“No Time to Die”, Billie Eilish, Finneas O’Connell (“Sem Tempo Para Morrer”)
“Be Alive”, Beyoncé Knowles-Carter, Dixson (“King Richard”)
“Down to Joy”, Van Morrison (“Belfast”)
“Somehow You Do”, Diane Warren (“Four Good Days”)

MELHOR DOCUMENTÁRIO

“Ascension”
“Summer of Soul (Or, When The Revolution Could Not Be Televised)”
“Flee”
“Attica”
“Riding with Fire”

MELHOR CURTA DOCUMENTAL

“Audible”
“Lead Me Home”
“The Queen of Basketball”
“Three Songs For Benazir”
“When We Were Bullies”

MELHORES EFEITOS VISUAIS

“Duna”
“Free Guy”
“Sem Tempo Para Morrer”
“Shang Chi e a lenda dos Dez Anéis”
“Spider Man: No Way Home”

MELHOR FOTOGRAFIA

“Duna”
“Nightmare Alley”
“The Tragedy of Macbeth”
“O Poder do Cão”
“West Side Story”

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

“Duna”
“Nightmare Alley”
“O Poder do Cão”
“The Tragedy of Macbeth”
“West Side Story”

MELHOR FILME INTERNACIONAL

“Drive My Car”
“Flee”
“A Mão de Deus”
“Lunana: A Yak in the Classroom”
“A Pior Pessoa do Mundo”

MELHOR ATOR

Javier Bardem, em “Being the Ricardos”
Benedict Cumberbatch, em “O Poder do Cão”
Andrew Garfield, em “Tick Tick Boom”
Will Smith, em “King Richard”
Denzel Washington, em “Macbeth”

MELHOR ATRIZ

Jessica Chastain, em “The Eyes of Tammy Faye”
Olivia Colman, em “A Filha Perdida”
Penelope Cruiz, “Maes Paralelas”
Nicole Kidman, em “Being The Ricardos”
Kristen Stewart, em “Spencer”

MELHOR REALIZAÇÃO

Kenneth Branagh, por “Belfast”
Ryusuke Hamaguchi, “Drive My Car”
Paul Thomas Anderson, “Licoricce Pizza”
Jane Campion, por “O Poder do Cão”
Steven Spielberg, por “West Side Story”

Reveja aqui o anúncio dos nomeados: