Depois de Espanha ficar pintada de laranja, a “chuva de barro” — resultante do transporte de partículas de areia do deserto do Saara trazidas pela tempestade Célia — chegou esta terça-feira a Portugal e está já a alterar a típica cor dos céus, principalmente os do interior Norte e Centro.
“Chuva de barro” do Saara que deixa Espanha pintada de laranja vai sentir-se em Portugal
Vários especialistas concordam que as máscaras respiratórias também ajudam a filtrar estes pós e que são especialmente úteis para quem já sofre de problemas respiratórios. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia também enviou um comunicado de imprensa a alertar para “a potencial influência desse fator na saúde respiratória da população, em particular dos doentes asmáticos”.
Os cibernautas não tardaram em partilhar fotografias e vídeos nas redes sociais com os primeiros sinais da tempestade de poeiras, onde se vê um cenário invulgar.
Isso é a #poeira do #saara chegando em Portugal.
Ainda bem que usamos máscaras pic.twitter.com/6HOI550kLB— Juliana Geambastiani (@julianagfontes) March 15, 2022
Também os espanhóis, fascinados com os contornos quase cinematográficos, captaram as várias mudanças que a “chuva de barro” desencadeou. Na Serra Nevada, por exemplo, a neve ficou castanha.
Sierra Nevada hoy día, a más de 2000 metros de altitud, el polvo ha tapado totalmente la nieve. Habrán derramado desde el aire un cargamento de #ColaCao ?. Esquiando en el Sáhara.#Sahara #SaharanDust #PolvoSahariano #polvodelSahara #SierraNevada #BorrascaCelia pic.twitter.com/nzrEc8qHHn
— AUSTROHÚNGARO (@AUSTROHNGARO2) March 15, 2022
Em Madrid, como é possível observar na fotogaleria abaixo, fizeram-se filas de carros cobertos de ‘chuva vermelha’ para entrar nas estações de lavagem, e as estátuas da cidade tiveram de ser limpas para que voltassem a ter a sua cor original.
A agência estatal de meteorologia de Espanha publicou esta terça-feira imagens satélite que demonstram o movimento das partículas, no Twitter.
Producto imágenes????️ RGB de polvo q identifica en rosa magenta el #polvoensuspension Sobre la mancha rosa del polvo se superponen otras capas nubosas colores rojizos.Usando datos #Meteosat11 @eumetsat
Imágenes cada 15 minutos entre las 10 UTC del 14 y las 7:45 UTC del 15 de marzo pic.twitter.com/V4vMfp7tg6— AEMET (@AEMET_Esp) March 15, 2022
En estas imágenes de satélite (en color natural y con realce del polvo) se observa muy bien la zona de origen del polvo en suspensión en el Sáhara, y cómo la lengua se extiende por toda la Península y buena parte de Europa occidental.
Fuente: https://t.co/LmY3bb5yN1 pic.twitter.com/IDNWjb33Ap— AEMET (@AEMET_Esp) March 15, 2022