O ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, aprovou esta quinta-feira “todos os recursos e meios” para reconstruir o Teatro Drama, em Mariupol, destruído na quarta-feira após uma explosão levada a cabo pelas forças russas.

Na sua conta do Twitter, Dario Franceschini sinalizou que o Conselho de ministros italiano “aprovou a sua proposta para oferecer à Ucrânia para reconstruir [o teatro] o mais cedo possível”. “Os teatros de todos os países pertencem a toda a Humanidade”, declarou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, descreveu o sucedido, na sua conta do Twitter, como “um crime horrendo”. “Um enorme ataque russo ao teatro em que centenas de civis inocentes estavam escondidos. O edifício está agora totalmente arruinado. Os russos não podiam não saber que era um abrigo civil. Salvem Mariupol! Travem os criminosos de guerra russos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O teatro Drama servia como abrigo para centenas de civis residentes em Mariupol — uma cidade cercada pela Rússia —, fazendo um número ainda indeterminado de mortos e feridos.

Forças russas bombardeiam teatro em Mariupol onde estavam crianças. Piloto foi um “monstro”, diz ministro ucraniano

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, disse que está a trabalhar “pela paz”, mas pela parte do Presidente russo não há essa vontade — Vladimir Putin quer “continuar a guerra”. Ainda assim, frisou que o caminho diplomático deverá ser a solução da crise ucraniana.