Uma mensagem SMS, WhatsApp, um email ou até mesmo um telefonema. Com a ferramenta criada pelo “squad303”, um grupo de programadores informáticos polaco, é possível comunicar com pessoas na Rússia e contar o que está a acontecer na Ucrânia. “É possível que cada um de nós transmita uma mensagem direta aos habitantes deste país escravizado”, dizem os criadores.

Nós, os povos do mundo, temos uma mensagem para nação russa. Uma nação que vai pagar um preço alto pela vergonhosa decisão do ditador Putin de atacar com as forças armadas uma Ucrânia independente. A ação conjunta de todos os estados do mundo livre, como resposta à agressão da Rússia, levará ao colapso de todo o país. No entanto, quase 150 milhões de russos não sabem a verdade sobre as causas ou o curso da guerra na Ucrânia. É alimentado com as mentiras da propaganda do Kremlin. Não há media livre na Rússia e a internet é censurada”, refere o grupo squad303.

A plataforma funciona de maneira simples. Ao entrar no site “1920.in” (o nome é uma alusão à guerra de 1920 entre a Rússia e a Polónia), o utilizador pode escolher enviar uma mensagem por telemóvel (SMS), por WhatsApp, email ou chamada. Ao carregar em qualquer uma das opções surge no topo do ecrã um número aleatório que pode ser copiado para o serviço em causa. Em baixo, aparece um texto escrito em russo (em alfabeto cirílico) que pode copiar para a mensagem. À semelhança do contacto, há também várias opções de texto que podem ser enviadas. Porém, a mensagem acaba por ser sempre a mesma: a Rússia invadiu a Ucrânia e não lhe estão a contar tudo, podemos falar?

A página principal do projeto

Como explica o The Washington Post, que falou com os responsáveis deste projeto no início do mês, a equipa por detrás do site teve acesso a cerca de 20 milhões de números de telefones móveis e cerca de 140 milhões de endereços de e-mail pertencentes a cidadãos e empresas russas. Através desta base de dados, criou esta plataforma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde 6 de março, quando ficou disponível, milhões de pessoas já utilizaram este site para mostrar a russos imagens e relatos do que está a acontecer na Ucrânia devido à invasão russa — como imagens das explosões em várias cidades ou reportagens que têm sido feitas por órgãos de comunicação social do ocidente.

“O nosso objetivo é romper o muro digital de censura de Putin e garantir que o povo russo não esteja totalmente isolado do mundo e da realidade do que a Rússia está a fazer na Ucrânia”, disse um porta-voz do Squad303 ao órgão de comunicação social norte-americano. O responsável, um programador que pediu para não ser identificado, comparou ao mesmo jornal este a projeto com outras iniciativas que decorrem durante a Guerra Fria, como a Radio Free Europe, financiada pelos EUA, que transmitiu programas de rádio em vários línguas através da “Cortina de Ferro”.

A Rússia pode sair da internet? “Para isolar os russos não basta cortar cabos”

Desde que o conflito começou que o governo russo tem duplicado os esforços para censurar plataformas e órgão de comunicação social do ocidente na Rússia. Esta segunda-feira, as rede sociais Facebook e o Instagram, foram oficialmente banidas do país.

Facebook e Instagram banidos da Rússia por “extremismo”