A invasão das tropas russas à Ucrânia mobilizou uma frota de tanques superior àquela disponível no contingente ucraniano.

Os veículos blindados, contudo, têm causado menos impacto do que estava inicialmente previsto. O motivo, segundo explica o New York Times, são os mísseis NLAW e Javelin. Um fornecido pelos Estados Unidos da América, o outro cedido pelo Reino Unido, as duas armas, embora desenhadas para destruir veículos do exército, apresentam características diferentes que podem ser utilizadas consoante o alvo.

Em comparação com os Javelin, os NLAW, sigla para Next Generation Light Anti-Tank Weapons — em inglês Armas Anti-Tanque Leves de Nova Geração — pesam metade do seu equivalente norte-americano, custam menos, podem ser descartados de forma mais fácil, e foram desenhados para serem utilizados em combates de proximidade.

Criado inicialmente pela empresa sueca Saab, o NLAW foi vendido a vários países da NATO. O Reino Unido produz estas armas em Belfast, na Irlanda do Norte, há cerca de 10 anos, e forneceu à Ucrânia mais de 4.200 NLAW, segundo explicou um diplomata britânico ao jornal nova-iorquino.

Continuamos a considerá-lo [o NLAW] como uma das melhores armas defensivas anti-tanque de curto alcance”, afirmou.

Ambas as versões dos mísseis anti-tanque podem atingir os veículos blindados na parte superior. Enquanto que o Javelin realiza uma trajetória ascendente, caindo depois sobre o topo do tanque, o NLAW sobrevoa o veículo, ativando a sua carga explosiva ‘para baixo’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora as forças russas tenham afirmado possuir uma tecnologia capaz de contrariar estes mísseis — algo que o Pentágono confirma — além de terem colocado gaiolas de metal improvisadas nas torres dos tanques, vídeos dos confrontos entre ucranianos e russos reveleram que estas contra-medidas são, contudo, ineficazes.

Além das maneira como abordam o alvo de cima, quais as restantes diferenças entre os Javelin e os NLAW? Em primeiro lugar, na versão norte-americana o lança-mísseis pesa 6.8 quilogramas, enquanto que o tubo com o projétil pesa cerca de 15 quilogramas. Já nos NLAW, o valor do projétil fica apenas nos 12.7 quilogramas.

Em termos de distância a que as armas são eficazes, o Javelin pode atingir alvos até quatro quilómetros, embora os mísseis sejam mais lentos que as versão produzida pelos britânicos. Já os NLAW conseguem atingir um tanque até 800 metros de distância.

“É preciso saber como lutar, e são precisos os meios, mas é a vontade — o que é que está no coração dos ucranianos para lutarem? Estão a combater uma ameaça existencial e não estão a desistir, por isso estamos a dar-lhes, sob o seu pedido enquanto país soberano, as ferramentas para fazerem isso“, concluiu ao New York Times o diplomata britânico.