A jornalista russa Oxana Baulina, do portal de informação independente The Insider, morreu na sequência de um bombardeamento num centro comercial em Kiev, avançou o próprio meio de comunicação esta quarta-feira. Oxana Baulina estava a documentar a destruição causada por um outro bombardeamento das forças russas naquele edifício localizado no distrito de Podolsk, na capital ucraniana, quando ocorreu um novo ataque.

Além da morte da jornalista, o ataque provocou mais uma vítima mortal e dois feridos — duas pessoas que acompanhavam Oxana Baulina. O The Insider é um dos meios de comunicação russos considerados como “agentes do estrangeiro” por receber financiamento do exterior.

Oxana Baulina era correspondente do The Insider na Ucrânia e fez vários trabalhos em Lviv e em Kiev. Antes de cobrir temas relacionados com política, corrupção e ativismo, Oxana esteve durante dez anos na Time Out Moscovo e na In Style. Mais tarde, trabalhou no Fundo Anticorrupção, uma organização sem fins lucrativos criada pelo principal opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalny, que está preso há mais de um ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando esta organização foi declarada extremista, Oxana deixou a Rússia para continuar a trabalhar para o The Insider sobre casos de corrupção. “É assim que vou me lembrar da Oksana. Sempre na frente de qualquer piquete, imensamente engenhosa, incrivelmente corajosa, mas nunca imprudente ou irresponsável, sempre a direcionar a sua energia sobre-humana para as causas mais justas”, escreveu no Twitter o jornalista Alexey Kovalyov.

No comunicado publicado esta quarta-feira, o The Insider garante que vai continuar a cobrir a guerra na Ucrânia: “Vamos continuar a cobrir a guerra na Ucrânia, incluindo crimes de guerra praticados pela Rússia como o bombardeamento indiscriminado de áreas residenciais que resultam na morte de civis e jornalistas”.

Desde o início da guerra na Ucrânia já morreram sete jornalistas: Oxana Baulina, Dilerbek Shukurovich Shakirov, Yevgueni Sakun, Viktor Dudar, Brent Renaud, Pierre Zakrzewski e Oleksandra Kurshynova.