O deputado britânico Jamie Wallis, do Partido Conservador, assumiu ser transexual num post publicado no Twitter na madrugada desta quarta-feira. No comunicado bastante pessoal, o político revela ainda que foi violado, além de ter sido vítima de chantagem.

Os meios britânicos assinalam que Wallis é o primeiro deputado a assumir-se trans e que ainda não é claro quais são os pronomes preferenciais. A confissão terá sido feita após uma reunião de parlamentares onde, segundo o Politico, o primeiro-ministro britânico terá feito uma piada sobre questões trans.

Boris Johnson elogiou, entretanto, a revelação de Jamie Wallis, destacando a “coragem” em assumir-se e ao partilhar uma história “muito íntima”. Deputados de todo o espectro político também partilharam mensagens de apoio após a declaração no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sou trans ou, para ser mais específico, quer ser”, escreveu Wallis, admitindo que foi diagnosticado com disforia de género e que se sente assim “desde criança”. Na publicação, que já soma mais de 16 mil gostos, Wallis admite que não queria fazer esta revelação. “Sempre imaginei que deixaria a política bem antes de dizer isto em voz alta.”

O deputado conta depois que em abril de 2020 foi chantageado quando uma pessoa não identificada o expôs ao próprio pai e enviou fotografias a outros membros da família, pedindo 50 mil libras em troca de silêncio. “A polícia foi muito solidária, muito compreensiva e nesta ocasião o sistema funcionou.” O homem foi posteriormente condenado a dois anos e nove meses de prisão.

“Durante um tempo parecia que seria capaz de continuar com as coisas e seguir em frente. Ser deputado e esconder algo assim seria sempre difícil, mas arrogantemente assumi que estava pronto para isso”, escreveu, para depois acrescentar que “as coisas desabaram” e que não está bem.

Só depois Wallis conta que em setembro último foi violado por alguém que conheceu na internet. “Quando escolhi dizer ‘não’ com base no facto de ele não querer usar preservativo, ele escolheu violar-me.” Jamie Wallis diz que não é o mesmo desde o “incidente” e teme nunca recuperar.

O deputado fala ainda de quando, a 28 de novembro, bateu contra com o carro e fugiu do local do acidente — chegou, inclusivamente, a ser detido. “Fiz isso porque estava apavorado”, acrescentando que sofre de stress pós-traumático.