O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, serão multados por participarem em festas durante o confinamento, avançou esta terça-feira a BBC.
Também a mulher de Boris, CarrieJohnson, foi multada pelo mesmo motivo — por participar em festas em Downing Street quando as restrições relacionadas com a pandemia impediam a realização de eventos. De acordo com a Sky News, Carrie Johnson recebeu uma notificação das autoridades britânicas.
Até agora, foram emitidas 50 multas por participação em festas durante o período de confinamento, na sequência da investigação a 12 convívios. As festas terão acontecido em edifícios governamentais em Downing Street e em Whitehall.
Boris Johnson encorajou festas semanais em Downing Street durante confinamentos
Várias histórias de festas que contaram com a presença do primeiro-ministro britânico foram denunciadas ao longo dos últimos meses. Um desses convívios terá acontecido em janeiro, em Downing Street, a propósito da despedida de um assessor.
Na sequência desta notícia foram divulgadas algumas reações, incluindo a do líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, que pediu que Boris e Sunak abandonem os respetivos cargos. “São totalmente incapazes de governar”, escreveu.
Boris Johnson and Rishi Sunak have broken the law and repeatedly lied to the British public.
They must both resign.
The Conservatives are totally unfit to govern. Britain deserves better.
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) April 12, 2022
Também do lado do Partido Trabalhista, o primeiro-ministro do País de Gales, Mark Drakeford, sublinhou que “as pessoas estão com raiva e estão chateadas” com a participação do primeiro-ministro britânico em festas, enquanto o país estava em confinamento. “Não pode ser um legislador e um infrator.”
You can’t be a law-maker and a law-breaker. The Prime Minister has denied time and again that he did anything wrong.
He has clearly broken the laws he made and asked people to follow. People are angry and upset. I don’t see how someone in this position can carry on.
— Vaughan Gething ???????????????????????????? (@PrifWeinidog) April 12, 2022