Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A questão é simples: entre Adolf Hitler e Joseph Stalin, qual se assemelha mais com Vladimir Putin? Segundo o antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a resposta é Hitler.

Com a mesma “distorcida” versão da história para justificar a sua agressão e os mesmos pontos de conversa sobre “os direitos dos seus cidadãos” a territórios de outros países, Boris Johnson acredita que o plano de Vladimir Putin tem várias semelhanças à retórica reproduzida pelo líder Nazi há pouco mais de cem anos.

“Todo o tipo de disparates sobre a proteção dos falantes de russo e da cultura russa. É diretamente retirado do livro de Hitler. Se olharmos para as justificações de Hitler para invadir os sudetas e tudo o resto, é exatamente o mesmo. ‘Os alemães estão a ser oprimidos’. ‘Temos de fazer blá, blá, blá’. É um pesadelo”, afirma Johnson, em entrevista ao The Telegraph no episódio diário sobre a guerra na Ucrânia. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ex-líder do Partido Conservador britânico acrescenta que, tal como Hitler, se “não resistirmos” contra Putin, a situação de segurança na Ucrânia e na Europa “vai ficar pior”. Durante os mais de dois anos de conflito, Johnson, dentro e fora de Downing Street, foi um dos visitantes mais frequentes de Kiev, prestando publicamente as suas mensagens de apoio a Zelensky e aos ucranianos em diversas ocasiões.

Boris Johnson afirma que invasão da Ucrânia é “um perfeito exemplo de masculinidade tóxica”