Elon Musk, patrão da Tesla e o homem mais rico do mundo, anunciou esta quinta-feira que lançou uma oferta pública para comprar a totalidade do capital do Twitter, por 54,20 dólares por ação, em dinheiro – ou seja, uma avaliação de 43 mil milhões de dólares (quase 40 mil milhões de euros). Se conseguir, o objetivo é tirar a empresa de bolsa e poder fazer “as mudanças que têm de ser feitas” numa rede social onde o empresário vê um potencial “extraordinário“.

O anúncio está a fazer as ações do Twitter dispararem mais 13% no pré-mercado, para 51 dólares por ação. Elon Musk garante que não irá aumentar o preço que está a oferecer pelas ações: “esta é a minha melhor oferta – e é definitiva“.

A oferta pública de aquisição surge algumas semanas depois de Elon Musk ter informado que tinha comprado cerca de 9,2% do capital do Twitter, um anúncio ao qual se seguiram vários avanços e recuos sobre se o patrão da Tesla ia ou não juntar-se à administração da empresa que gere a rede social.

Trata-te de uma oferta que se considera hostil, porque não foi coordenada com a gestão da empresa. Elon Musk afirma na proposta “não-vinculativa” que foi entregue ao Twitter – esta quarta-feira, 13 de abril – que o preço oferecido representa um prémio de 38% em relação ao fecho da ação do Twitter a 1 de abril de 2022, o último dia antes de ser revelado o primeiro investimento do patrão da Tesla no capital da rede social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O conselho de administração do Twitter informou, ao início da tarde, que “está a avaliar cuidadosamente” a oferta apresentada por Elon Musk.