Elon Musk tem mais de 85 milhões de seguidores no Twitter, rede social que criticou e que utilizou ao longo dos anos para se exprimir. Na segunda-feira, o bilionário chegou a acordo com a administração da empresa para a compra da plataforma por 44 mil milhões de dólares.

O patrão da Tesla quer mudar o Twitter, combatendo as contas falsas, terminando com a política de moderação de conteúdos e afastando-se de um modelo de negócios com receitas baseadas principalmente na publicidade. Na segunda-feira, Elon Musk disse que esperava que até os críticos continuassem a utilizar a rede social. De elogios a críticas, de figuras da política a músicos. Quem é que já reagiu ao acordo entre Musk e o Twitter?

O cofundador do Twitter Jack Dorsey mostrou ser um verdadeiro fã de Musk ao escrever, numa sequência de tweets, que apesar de não acreditar que alguém “deva possuir ou administrar” a rede social, o bilionário “é a única solução” em que confia.”O Twitter como empresa tem sido sempre o meu único problema e o meu maior arrependimento. Tem sido propriedade de Wall Street e do modelo publicitário”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu confio na sua missão de ampliar a luz da consciência”, acrescentou nas publicações em que colocou a música dos Radiohead “Everything Is in the Right Place” (“Tudo está no lugar certo”, em tradução livre).

O também cofundador da rede social Biz Stone publicou um meme em que mostra como a liderança do Twitter mudou. Na imagem de “como começou” veem-se os líderes originais da rede social. Na fotografia do “como vai” está Elon Musk.

Jeff Bezos, o “rival” de Musk, levantou dúvidas sobre o papel da China no mediático negócio. Partilhando um tweet de um jornalista do The New York Times, o fundador da Amazon questionou se o governo de Pequim “acabou de ganhar um pouco de influência” com a compra.

Jeff Bezos questiona a influência da China na compra do Twitter por 40 mil milhões de Elon Musk

O investidor de criptomoedas Cameron Winklevoss disse que era “inevitável” que o patrão da Tesla e da SpaceX comprasse o Twitter. O irmão gémeo do norte-americano, Tyler Winklevoss, também comemorou o acordo escrevendo que era um “grande dia para a liberdade de expressão”.

Ao contrário dos irmãos gémeos, Mark Cuban, investidor que marca presença no Shark Tank dos EUA, mostrou-se “muito surpreendido”. Ainda assim, evidenciou que será “divertido” ver o que Musk fará no futuro.

Marc Andreessen, co-fundador de Andreessen Horowitz, considerado um dos principais fundos de capital de risco dos EUA, partilhou vários memes sobre o acordo, incluindo um baseado na série “The Office” em que Musk aparece sorridente a apontar para um quadro que diz “Dono do Twitter” ao invés da frase inicial “Constrói o teu próprio Twitter”.

Na política, o governador do Texas Greg Abbott pediu ao patrão da Tesla para que levasse os principais escritórios do Twitter para aquele Estado dos EUA para que se juntassem à Tesla e à SpaceX.

Alguns democratas pediram mais responsabilidade e alertaram que o acordo entre Musk e o Twitter é “perigoso para a democracia”. A senadora Elizabeth Warren escreveu que “os multimilionários como Elon Musk jogam com regras diferentes dos outros e acumulam poder para o seu próprio ganho”.

Os republicanos, por sua vez, acusaram várias vezes a rede social de preconceito contra as visões das políticas de direita. E, por isso, aplaudem a perspetiva de Elon Musk, que quer que a rede social tenha um algoritmo de código aberto. A senadora republicana Marsha Blackburn disse que o acordo representava um dia encorajador para a liberdade de expressão, mostrando-se “esperançosa” e a favor da compra de Musk. “Hoje é um ótimo dia para a liberdade de expressão”, tweetou também o deputado norte-americano Jim Jordan.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, recusou-se a comentar diretamente o acordo, mas disse que o Presidente dos EUA “há muito fala sobre as suas preocupações relativamente ao poder das redes sociais, incluindo o Twitter e outras, para espalhar desinformação”, avança a Reuters.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, parece não ter gostado das últimas novidades relativamente ao negócio do patrão da Tesla e reagiu a um artigo que explicava como desativar a conta do Twitter escrevendo “boa matéria”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente, defendeu, no entanto, Elon Musk dizendo que o bilionário “não censurou ninguém” e deixa críticas a forças políticas de esquerda: “A esquerda não aguentaria um dia de direita”.

A National Association for the Advancement of Colored People (NAACP), associação que luta contra a discriminação racial, emitiu um comunicado em que lembra ao próprio Elon Musk que a liberdade de expressão é “maravilhosa” e o discurso de ódio “inaceitável”. “Desinformação, má informação e discurso de ódio NÃO TÊM LUGAR no Twitter”, lê-se na nota publicada num tweet.

O escritor e produtor norte-americano Mike Drucker, conhecido pelo seu trabalho no The Tonight Show, apresentado por Jimmy Fallon, assegurou em jeito de brincadeira que existia uma coisa que Elon Musk não poderia modificar. “Elon Musk pode mudar o Twitter, mas há uma coisa que ele não pode mudar: a nossa dignidade (nunca tivemos isso)”, escreveu.

Mais recatado a dar a sua opinião foi o ator Mark Hamill, conhecido por interpretar Luke Skywalker na saga Star Wars, que garantiu que se vai manter no Twitter pelos seguidores “independentemente de quem é o dono”. “Fico para interagir convosco, ouvir diversas opiniões e para travar a luta! (também para continuar aqueles tweets loucos por que sou conhecido)”, lê-se também na publicação.

No mundo da música, Kevin Jonas — da banda Jonas Brothers — questionou se seria agora o momento em que os utilizadores do Twitter receberiam finalmente uma das funcionalidades que mais pedem: um botão que permita editar os tweets depois de estarem publicados. A cantora Ellie Goulding optou por pedir que o “drama” fosse ignorado, alertando os seus seguidores para prestarem atenção a uma publicação de António Guterres sobre as alterações climáticas.

Nem só de figuras públicas foram feitas as reações ao acordo entre Elon Musk e o Twitter. Os utilizadores da rede social também tiveram uma palavra a dizer, com muitos a recorrer a memes para brincar com o preço oferecido pelo bilionário — 44 mil milhões de dólares.

O patrão da Tesla diz ser “absolutista da liberdade de expressão” e por isso acredita que a política de moderação de conteúdo do Twitter tem que ser alterada. Para Musk, os utilizadores não deveriam ser banidos permanentemente da rede social. Várias pessoas brincaram, por isso, com o regresso daqueles que têm as contas bloqueadas.

Quase tudo o que Elon Musk coloca no Twitter dá que falar. O acordo entre a rede social e o bilionário não foi uma exceção. “A reação extrema de anticorpos daqueles que temem a liberdade de expressão diz tudo”, disse esta terça-feira Musk em resposta às críticas que tem recebido.