A garantia é dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov: o dia 9 de maio não será determinante para o decurso da guerra. “Os nossos soldados não vão basear as suas ações numa data específica”, afirmou em declarações a uma televisão italiana, que são citadas pela Reuters.

O dia 9 de maio é feriado nacional na Rússia, conhecido como o “Dia da Vitória na Europa”. A data, que assinala a libertação da Rússia no final da II Guerra Mundial, não vai ter influência nas operações militares de Moscovo na Ucrânia, segundo o governante.

Comemoraremos a nossa vitória de uma forma solene, mas o tempo e a velocidade do que está a acontecer na Ucrânia dependerá da necessidade de minimizar os riscos para os civis e soldados russos”, completou Lavrov.

As declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia surgem após rumores de que as forças russas estavam a planear terminar a guerra até ao dia 9 de maio. O Estado-Maior das Forças Armadas chegou mesmo a dizer que “um constante trabalho de propaganda” impunha a ideia “de que a guerra terá de ser completada antes” desta data.

Putin quer um novo “Dia da Vitória” a 9 de maio, mas o conflito está para durar. Como e quando esperar o fim da guerra?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR