A gigante Stellantis vai investir 190 milhões de euros na fábrica sérvia, onde já detém 67% e que até há bem poucos anos produzia os Yugo Zastava. O negócio foi assinado esta semana entre Carlos Tavares, o CEO do quarto maior grupo mundial da indústria automóvel, e o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, de acordo com a Automotive News Europe. O avultado investimento, por parte da empresa gerida pelo CEO português, deve-se à necessidade da total reformulação da linha de produção.

A Sérvia mantém 33% das instalações fabris, com a Stellantis a controlar os restantes 67%, sendo que o objectivo deste grupo é ali produzir exclusivamente veículos eléctricos, estimando-se que as primeiras unidades comecem a sair da linha de montagem em 2024.

A fábrica, depois de renovada, integra-se no plano Dare Forward 2030 da Stellantis, que visa produzir e comercializar apenas veículos eléctricos no mercado europeu, a partir do final da década.

Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, com o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic

A fábrica sérvia, de onde sai o monovolume Fiat 500L, produzirá como primeiro veículo um modelo ainda não especificado, sabendo-se que a antiga fábrica da Yugo visa construir modelos dos segmentos A, B e alguns do segmento C. Todos eles vão ser produzidos sobre a futura plataforma do grupo para veículos eléctricos de pequenas dimensões, a STLA Small. O CEO da Fiat, Olivier François, adianta que se trata de “um modelo eléctrico um pouco rude, mas simples e robusto”. Esta mesma arquitectura será igualmente utilizada pelas restantes marcas da Stellantis, da Peugeot e Citroën à Opel, Fiat e Lancia.

A Fiat anunciou já que, a partir de 2025, começará a produzir novos eléctricos, para reforçar a gama actual, composta apenas pelo 500e. A partir de 2027, a marca italiana fabricará exclusivamente veículos eléctricos, com alguma irreverência mas acessíveis.

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